VATICANO Papa vai encontrar-se com reclusos da Argentina que jogam rugby

VATICANO
Papa vai encontrar-se com reclusos da Argentina que jogam rugby
 
 Cidade do Vaticano, 28 jul 2015 (Ecclesia)

O Papa Francisco vai receber esta sexta-feira, no Vaticano, um grupo de reclusos de uma prisão da periferia de Buenos Aires que integram o projeto'Espartanos Rugby Club' que aposta na reinserção social pelo desporto.



"Na arte de subir o importante não é cair mas não permanecer caído", terá sido uma das duas frases que o Papa Francisco enviou para os 'Espartanos Rugby Club' e que tornou-se a primeira regra da equipa.
Segundo a Rádio Vaticano, Francisco ficou interessado pelo trabalho realizado com os detidos depois de ter-se encontrado com um “espartano”, à margem de uma audiência geral na Praça de São Pedro, no final de 2014.
Depois do encontro com o Papa, a equipa da Unidade penitenciária n.48, de San Martín, vai viajar para Turim onde vai jogar contra os detidos de uma prisão local.
A prisão é constituída por por 12 setores e os 'Espartanos Rugby Club' nasceram em 2009 pelo desejo de “ensinar rugby aos detidos”, explicou Eduardo Oderigo, ex-jogador de rugby e advogado.
Passados três anos de atividade desportiva a equipa contava com 450 jogadores e só “2% dos reincidem em algum delito, contra um índice geral de 65%”.
“A experiência está a consolidar-se como altamente positiva. 18 das 54 prisões de Buenos Aires estão a adotá-lo”, acrescenta o mentor da equipa.
Para além de treinarem e jogarem rugby os presos também rezam o terço às sextas-feiras e depois houve a iniciação aos sacramentos e mais tarde foram criados os cursos de formação para a futura reinserção dos detidos na sociedade. RV/CB    


Comentários

Mensagens populares