PAPA aos jesuitas


PAPA aos jesuitas
Com os jesuítas da América Central: “A Companhia não precisa de homens desonestos”
In CIVILTÀ CATTOLICA 18.02.2020
 Pope Francis / Church Life / Data de publicação: 14 de fevereiro de 2019 /
Data da última atualização: 18 de fevereiro de 2020
har
 Em 26 de janeiro de 2019, o Papa Francisco encontrou-se com 30 jesuítas na Nunciatura no Panamá. Vieram da Província da América Central, que inclui Panamá, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Honduras e Guatemala. Entre eles estavam o superior provincial, padre Rolando Enrique Alvarado López, o mestre de noviços, padre Silvio Avilez e 18 jovens noviços. Quando Francisco entrou na sala de reuniões, os jesuítas entoaram uma música bem conhecida em toda a sociedade: “ En todo amar y servir ” (amar e servir em todas as coisas). Então o papa cumprimentou todos eles um por um antes de tomar seu lugar e começar a conversa.
(Antonio Spadaro, SJ)
Agradecemos a sua visita. Nas minhas viagens, gosto de conhecer "as nossas", como costumávamos dizer quando eu era jovem. [1] Quero começar com um pedido: há províncias da Sociedade que reclamam  não ter noviços ... Padre Provincial, você deve compartilhar com eles sua receita especial! Agora, pergunte o que quiser, o que lhe interessa. Podemos organizar um diálogo como este. Eu não preparei nada. Sua escolha…

Em sua homilia aos bispos, depois de falar sobre Monsenhor Romero, você citou o padre jesuíta Rutilio Grande. Como está indo sua causa de beatificação?
Rutilio é muito querido para mim. À entrada do meu quarto há uma moldura contendo um pedaço de pano com o sangue de Romero e notas de uma catequese de Rutilio. Eu era devoto de Rutilio antes mesmo de conhecer Romero melhor. Quando eu estava na Argentina, sua vida me influenciou, sua morte me tocou. Pessoas bem informadas me dizem que a declaração do martírio está indo bem. E isso é uma honra ... homens desse tipo ... Rutilio, além disso, era o profeta. Ele "converteu" Romero.
Há uma visão aqui: a dimensão da profecia, a de quem é profeta pelo testemunho de sua vida, e não apenas os que são porque ensinam e andam por aí falando. Ele é um profeta por testemunha. Ele disse o que tinha a dizer, mas foi seu testemunho, seu martírio, que acabou movendo Romero. Essa foi a graça. Então, volte-se para ele com suas orações!
Você era um mestre de novatos, certo? Em que anos?
Comecei em fevereiro ou março, não me lembro bem, em 1972. Fiz isso até a Festa de Santo Inácio em 1973, quando me tornei provincial. Então, por um ano e meio.
Para você, que era um mestre iniciante, faço uma pergunta como mestre iniciante hoje, no início do século XXI, quando as situações são muito diferentes daqueles anos turbulentos da década de 1970 na América Latina. Há algo que você recomendou aos seus novatos, algo que devemos continuar repetindo aos novatos hoje?
Entre as coisas aplicadas então que poderiam ser transferidas para hoje e permanecer relevantes, eu destacaria uma coisa: clareza de consciência. Não há espaço para homens desonestos: a Companhia de Jesus não precisa deles. Ao ler as cartas de São Francisco Xavier, você vê quão fortemente ele se sentia sobre certas coisas serem conhecidas: o que Jesus faz no coração de cada pessoa e como o diabo perturba e o mundo seduz.


Comentários

Mensagens populares