FAVÕES 50 anos de partilha do dom de Deus




Preparando a celebração dos 50 anos da Ordenação Sacerdotal do seu Pároco, Padre Manuel Oliveira de Sousa Vales,teve lugar, no dia 7 de Julho, às 21h00, no auditório do CDF, uma conferência subordinada ao tema: A FAMILIA: O TRABALHO E A FESTA, pelo Cónego Fernando Milheiro, Pároco de Campanhã.
Apresentou de uma forma muito acessível, devido à larga experiência que adquiriu nas dimensões pastorais em que trabalhou, dirigindo-se aos 50 presentes.
Começou por dizer que sempre se sentiu feliz nos lugares em que trabalhou. E fez logo um apelo a que soubéssemos transmitir os valores fundamentais da família, homem e mulher, que se dão recíprocamentre e por inteiro, como sinal do amor de Deus. Acentuou que é no ambiente da família que se aprendem os valores , os afectos e virtudes, humanos e sociais. Pelo trabalho o homem é convidado a tornar a terra mais bela, “a cuidar do Jardim”, para fazer frutificar. A vida perde sentido sem o trabalho. Nele cada um mostra que é artista e solidário com os outros. O trabalho cria laços. Em toda a vida deve haver sempre tempo para a Festa, para saborearmos o que se faz, para “celebrarmos as obras das nossas mãos”.

Falou finalmente o Padre Vales, que há 47 anos preside à Paóquia de Favões. Sente a comunidade arreigada aos seus valores, mais aberta, mais limpa, “mais bonita”, com festas-convívio. E lembrou que, sendo 9 filhos, pãe e mãe nunca se sentavam à mesa sem estarem todos e com os pais deram espírito de família a todos os filhos. Deu os parabéns à Favões porque  está sendo uma só família, com boas iniciativas e vendo no Padre o homem de Deus. Num à parte, um senão: como acontece com quase todos os Padres, também “não soube cuidar de mim” . damo-nos demasiado aos outros na preocupação de servir, e esquecendo-nps de nós mesmos.
Moderou o Diácono Dr. Casimiro.

Comentários

Mensagens populares