SUDÃO O Museu Etnográfico, em Addis Abeba.


 
O conhecimento do outro, seu estilo de vida, suas tradições e sua capacidade é essencial para a paz e a unidade num país onde 83 grupos étnicos vivem juntos e você falar cerca de 200 línguas: é a idéia por trás do Museu Etnográfico em Addis Abeba, uma de África a mais fascinante e visitada todos. A exposição é organizada em torno de três fases da vida: infância, idade adulta e morte. Jogos, ferramentas para o trabalho, para decorar e adornar-se de poeira, cortinas blackout e panelas, tudo ajuda a compreender a Etiópia, o homem e sua vida.
A Hamer Como as outras 82 etnias da Etiópia, Hamer também têm seu lugar nas salas do Museu 
Etnográfico. Esta comunidade de cerca de 25.000 pessoas que vivem no baixo Rio Omo, entre a cidade de Jinka e a fronteira com o Quênia e Sudão. A Hamer são pastores e seu omotica de linguagem. Homens e mulheres atribuem especial importância à beleza.
O rito de passagem
A cerimônia de "salto del toro" é o rito de passagem mais espetacular do Sul da Etiópia. Marca a passagem da juventude e na idade adulta. Os protagonistas são os iniciados, que devem ignorar os touros, e o que se passou o rito. Os iniciados tem que ir na parte de trás de um número de touros que são organizados  numa linha entre 15 e 30. Depois de passar este obstáculo formidável, devem saltar para baixo do outro lado e repetir o procedimento três vezes sem cair. Depois de demitir-se pendente de julgamento sobre o resultado do teste. Se você caiu será açoitado e brincou impiedosamente pelas mulheres. Durante a cerimônia o maz acompanham os iniciados e ajuda a organizar os touros para o teste. Parentes de jovens mulheres da promessa de iniciados de chicotear-se por maz para demonstrar sua capacidade de suportar a dor em vez de crianças que adoram. Mais numerosas e profundas são as feridas, a maiores devoção de meninas para o jovem que está prestes a tornar-se homem.
Fios de alumínio e cachos 
Após a cerimônia de "salto del toro" as mulheres se encontram, adornadas de couro e jóias. Entre os cachos o Hamer coloca lama, manteiga e fios de alumínio. Então eles começam a dançar, e continuam por vários dias e várias noites. Misna De julho de 2012 - 10:24

Comentários

Mensagens populares