Bento XVI e os Mídia


Media: Bento XVI advoga utilização «mais humana» das redes digitais
Cidade do Vaticano, 24 jan 2013 (Ecclesia)  
O padre José María Gil Tamayo, consultor do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais (Vaticano), considera que a atenção de Bento XVI aos novos media procura uma utilização “mais humana” das redes digitais.
O Papa, refere em texto hoje publicado no semanário digital ECCLESIA, “faz acima de tudo uma reflexão lúcida sobre a nova forma humana de relacionamento nas redes sociais”.
O sacerdote espanhol comentava a mensagem de Bento XVI para o 47.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, divulgada esta manhã, com o título ‘Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização’.
O consultor da Santa Sé na área dos media admite que há “anomalias, que é preciso superar”, mas sublinha que na “comunicação moderna se joga a própria sorte do homem, já que qualquer grande inovação tecnológica ao longo da história implicou uma mudança de valores, de cultura e de modelo antropológico”.
“Através de uma revitalização do testemunho da fé no mundo digital, o Papa convida os cristãos a conseguir um efeito humanizador na comunicação das redes sociais”, acrescenta.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais, que este ano se celebra a 12 de maio - domingo que antecede a solenidade litúrgica de Pentecostes -, foi estabelecido pelo II Concílio do Vaticano através do decreto «Inter Mirifica», de 1963.
A mensagem do Papa para estaca celebração é publicada anualmente a 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas



Comentários

Mensagens populares