SERTÃ 11 mortos em acidente de autocarro

Sertã - Acidente de autocarro em 27 de Janeiro 2013
Os funerais de dez das onze vítimas mortais do acidente com um autocarro ocorrido no domingo – dia 27 de Janeiro -  no IC8, na zona da Sertã, decorreram terça-feira em Portalegre.
Os velórios foram distribuídos por várias igrejas da cidade, reunindo-se os funerais, pelas 10h00, na Sé Catedral de Portalegre, onde foi celebrada missa de corpo presente, presidida pelo bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, Dom Antonino Dias.
O corpo de uma outra vítima mortal, uma mulher residente em Assumar, concelho de Monforte, foi trasladado na segunda-feira dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) para o Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, para ser autopsiado.
A Câmara de Portalegre decretou luto municipal durante dois dias. No edifício da autarquia está disponível uma equipa de apoio psicossocial dos bombeiros voluntários que integra ainda técnicos da câmara, da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano e da Segurança Social.
Um autocarro com matrícula espanhola despistou-se, ao início da manhã de domingo, no IC8, no nó do Carvalhal, concelho da Sertã, quando fazia a ligação entre Portalegre e São Paio de Oleiros (Santa Maria da Feira). No acidente morreram 11 pessoas e 33 outras ficaram feridas, incluindo sete crianças.
Sete dos feridos, entre eles o motorista do autocarro, estão internados nos HUC. José Pedro Figueiredo, director clínico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, explicou que cinco dos feridos estão nos HUC e dois no hospital pediátrico. Dois destes sete estão internados na unidade de cuidados intensivos, com “prognóstico reservado”. Outros dois estão internados na unidade de cuidados cirúrgicos intermédios e apresentam uma condição considerada estável. Uma outra vítima está em recobro anestésico e irá depois integrar a unidade de cuidados cirúrgicos intermédios. As duas crianças internadas no hospital pediátrico de Coimbra aguardam intervenções cirúrgicas.
José Pedro Figueiredo disse à Lusa ser impossível perspectivar, para já, qualquer possibilidade de alta clínica para os sete feridos internados em Coimbra.
Cinco outros feridos estão internadas no Hospital de Portalegre. De acordo com gabinete de comunicação da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, quatro estão internados na unidade de cirurgia e um em ortopedia. Nas últimas horas, cinco feridos tiveram alta e dois foram transferidos para o Hospital de São José, em Lisboa, para observação em cirurgia.
Fonte do Hospital de Abrantes indicou à Lusa que o único ferido que se encontra internado naquela unidade hospitalar na ortopedia é um homem e o seu quadro clínico é estável.
Os feridos que chegaram ao Hospital de São José, em Lisboa, um homem internado na Unidade de Cuidados Intermédios e um homem e uma mulher na Unidade Vertebro-Medular, estão “estáveis”. LUSA

Comentários

Mensagens populares