BANGLADESH massacre esquecido


Um massacre esquecido nas colinas de Bangladesh
O ataque mortal de Longadu em 1989 é amplamente esquecido, mas seus efeitos posteriores ainda são sentidos na inquietante região étnica
Adicionar lUma mulher étnica de Tripura percorre uma estrada
montanhosa para coletar água potável no distrito de Bandarban,
em Chittagong Hill Tracts, no sudeste de Bangladesh.
(Foto: Rock Ronald Rozario / UCA News)egenda
Por mais de três décadas, Mrinal Chakma * sofreu a dor de perder seu irmão mais velho num conflito sectário mortal em Longadu, no distrito de Rangamati, no sudeste de Bangladesh.
A área faz parte das Colinas de Chittagong (CHT), em três distritos montanhosos e florestais - Rangamati, Bandarban e Khagrachhari - que compõem a única região montanhosa do país na fronteira com a Índia e Mianmar.
“Eu tinha oito anos e testemunhei como meu irmão foi brutalmente cortado até a morte e minha mãe sobreviveu por pouco à invasão. Vários vizinhos morreram em incêndios criminosos, ataques com facões e tiroteios ”, disse Mrinal, 39 anos, de etnia Chakma, à UCA News.
A lembrança de Mrinal é uma pequena imagem de um ataque mortal às aldeias étnicas de Chakma, realizado por migrantes muçulmanos bengali, conhecidos como colonos, com o apoio de membros do Village Defense Party (VDP), um grupo de aplicação da lei, em 1989.
Lembrada pelos habitantes locais como o “massacre de Longadu”, a violência de 4 a 6 de maio deixou cerca de 50 indígenas Chakma mortos e feridos, com muitos forçados a fugir da área com medo da morte.

Tudo começou com o assassinato de Abdur Rashid, um colono muçulmano, em 4 de maio por agressores desconhecidos. Embora nunca tenha chegado a conclusão de algum indivíduo ou organização étnica que tenha esatdo envolvida no assassinato, os líderes muçulmanos locais, apoiados pelo VDP, apontaram o dedo para a comunidade Chakma.
Milhares de colonos, armados com armas afiadas, invadiram aldeias de Chakma. Dezenas de casas foram arrasadas em incêndio criminoso e os moradores foram brutalmente atacados.
“Como eu, muitas famílias perderam membros. Houve protestos, mas nenhuma justiça foi feita. No entanto, as pessoas ainda se lembram dos dias do massacre e rezam pelas vítimas ”, disse Mrinal, budista e ativista de direitos humanos.
Muitas vítimas e seus familiares morreram e os que estão vivos perderam a esperança de justiça, lamentou.
Imtiaz Mahmood, advogado do Supremo Tribunal e ativista de direitos, acredita que o massacre de Longadu foi o resultado fatal de uma política demográfica defeituosa dos governos militares desde o final da década de 1970.
“A agenda oculta por trás da transferência de dezenas de milhares de bengalis para as colinas tinha como objetivo tornar as pessoas étnicas uma minoria na sua própria terra. Longadu foi uma das áreas que sofreu um afluxo maciço de colonos ”, disse Mahmood, um muçulmano bengali.
Sua família residia em Longadu na década de 1980, pois seu pai era um oficial senior do governo.
“Tivemos um relacionamento muito bom com Anil Bihari Chakma, líder local da aldeia de Chakma e político popular. A família de Anil estava entre as primeiras vítimas do massacre e sua esposa foi baleada e morta a tiros ”, lembrou.
Mahmood diz que ainda tem vergonha da violência mortal. “Como parte de um país de maioria bengali, devo assumir alguma responsabilidade pelo ataque. Não posso escapar da culpa por uma violência tão brutal e por uma injustiça hedionda contra essas pessoas ”, acrescentou.
Banho de sangue esquecido
O massacre de Longadu é amplamente esquecido, mas seus efeitos posteriores ainda são sentidos fortemente, disse Rajib Chakma *, jornalista e analista político baseado no distrito de Bandarban.
A violência deu origem a um forte movimento estudantil, Pahari Chhatra Parishad (PCP ou Conselho de Estudantes de Hill), e Rajib foi um dos primeiros membros.
“Os estudantes realizaram comícios de protesto e emitiram memorandos exigindo justiça, mas nada foi feito - nenhum caso, nenhuma investigação e nenhum julgamento. Essa negação da justiça por um dos mais violentos ataques às colinas incentivou os autores e, como resultado, mais violência sectária ocorreu nos anos seguintes ”, disse Rajib, budista, ao UCA News.
Rajib concorda com a avaliação de Mahmood de problemas de longa duração nas montanhas devido a falhas nas políticas estaduais.
“O CHT tinha um problema político que exigia uma solução política, mas isso não aconteceu. A partir do final da década de 1970, os regimes militares procuraram resolver a crise com políticas militares, que falharam completamente e o CHT ainda permanece uma região inquieta ”, acrescentou.
Os governos militar e civil analisaram os problemas do CHT sob perspectivas económicas, militares e de segurança, mas não foram adequadamente tratados politicamente, observou ele.
O desmembramento do Paquistão em 1971 e o mau uso da questão de Rohingya por Mianmar são exemplos de como as coisas ficam fora de controle sem uma solução política desejada.
A cultura de impunidade que existe nas colinas deve acabar, disse Francis Tripura, um católico Tripura de etnia e secretário da Equipe Pastoral Regional do CHT da Arquidiocese de Chittagong.
“Houve muita violência e muitos assassinatos nas colinas, e a tragédia de Longadu é uma delas. A cultura da impunidade deve terminar e a justiça deve ser garantida em prol da paz ”, disse Francis à UCA News.
Missionários católicos evangelizados no CHT na década de 1950. Hoje, dois terços dos cerca de 32.000 católicos de Chittagong são oriundos de comunidades étnicas.
Uma região bonita, mas inquieta
O CHT é um destino turístico popular graças às suas montanhas esfumaçadas, florestas verdejantes, lagos e nascentes naturais.
Por décadas, o CHT tem sido uma região remota e lar de cerca de 25 grupos indígenas, principalmente budistas e governados por três reis ou chefes de círculo, que foram reconhecidos pelos governantes britânicos quando o Raj anexou a região na década de 1860.
Em 1947, na divisão entre a Índia e o Paquistão, as comunidades étnicas unirm-se a ambos os lados, embora o território tenha sido alocado ao Paquistão de maioria muçulmana.
Na década de 1960, o governo paquistanês criou um lago artificial e construiu uma barragem hidroelétrica de Kaptai em Rangamati que submergiu vastas áreas e deslocou milhares, frustrando as comunidades locais.
Após a independência do Paquistão em 1971, devido à falta de poder político e econômico nas colinas, um movimento secessionista se intensificou.
Durante os regimes militares de 1975 a 1990, a migração em massa de Bengala patrocinada pelo Estado ameaçou a vida, a terra e os meios de subsistência das comunidades étnicas. Isso levou o partido político étnico Parbatya Chattagram Jana Samhati Samiti (PCJSS) a formar um grupo de milícias, Shanti Bahini, que começou a atacar muçulmanos colonos.
Em resposta, os militares foram destacados e a “Operação Dabanol” (Wildfire) foi lançada.
Mais de duas décadas de guerra no mato mataram centenas de vidas de ambos os lados até terminar com a assinatura do Acordo de Paz do CHT 1997 entre o governo e o PCJSS.
Confrontos sectários abundam
Uma facção do PCJSS se opôs ao acordo e se separou para formar outro partido, a Frente Democrática dos Povos Unidas (UPDF).
Mais de duas décadas após o acordo, a região ainda está fortemente militarizada, a resolução de disputas de terras fez pouco progresso e o empoderamento da comunidade étnica foi limitado.
Enquanto os confrontos sectários ainda são frequentes, o PCJSS e a UPDF continuam lutando e matando oponentes regularmente.
“O assassinato de Longadu foi um aviso, mas as lições não foram aprendidas. Políticas estatais defeituosas e má implementação do Acordo de Paz fizeram com que as coisas piorassem ainda mais no CHT hoje ”, disse Rajib Chakma.
* Nomes alterados a pedido dos entrevistados para proteger sua identidade

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