IGREJA Hospital de campanha


IGREJA
Hospital de campanha
D. António Luciano, bispo enfermeiro.
Tomas Halik, teólogo checo, disse que a Igreja deve ser aquilo que o Papa Francisco quer que ela seja: um “hospital de campanha” que, além de oferecer assistência médica, social e de caridade – como tem feito desde a sua fundação – deve agora ir mais longe. Como todo o bom hospital, disse, deve oferecer um diagnóstico, oferecer um tipo de “remédio preventivo” (de acordo com os sinais dos tempos) destinado a imunizar a sociedade contra os vírus letais do medo, do ódio, do populismo e do nacionalismo, e finalmente, a “reabilitação”, isto é, curar os traumas do passado através do perdão.
Halik sugeriu que as igrejas que estão vazias agora por causa do ‘confinamento do coronavírus’ podem mostrar-nos simbolicamente como será o futuro se a Igreja não tentar seriamente apresentar ao mundo uma forma diferente de cristianismo.
“Preocupamo-nos muito em converter o ‘mundo’ (o ‘resto’), e menos em convertermo-nos a nós mesmos”; é preciso passar radicalmente de um estático ‘ser cristãos’ a um dinâmico ‘tornar-se cristãos’”, continuou.
A Reforma da Igreja não pode ser um retorno a um mundo que não existe mais ou a uma mera modificação das estruturas externas. Deve ser uma reforma mais profunda que se concentre decisivamente no cerne da mensagem do Evangelho, indicada pelo Papa Francisco.
Halik, atualmente professor de sociologia na Universidade Charles de Praga, disse que os estudos sociológicos realçam que o número dos “buscadores da verdade” e daqueles que são apáticos a questões religiosas – “crentes e não-crentes” – está crescendo. 
As comunidades cristãs, as paróquias, os movimentos e as ordens religiosas devem tentar alcançar o mesmo objetivo que levou à fundação das universidades europeias – “uma escola de sabedoria na qual a verdade é buscada através do livre debate e, também, da profunda contemplação”.
“Tais ilhas de espiritualidade e de diálogo poderiam ser a fonte de uma força capaz de curar um mundo doente”, disse ele. (cf. IHU/Adital)


Comentários

Mensagens populares