IGREJA Deus consola seu povo


CRUZ VERMELHA dia mundial
O Papa: deixemo-nos consolar pelo Deus da proximidade, da verdade e da esperança
08.05.2020 VATICAN NEWS
Na Missa em 08/05 na Casa Santa Marta, no Vaticano, o Papa recordou o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho: Deus abençoe aqueles que trabalham nestas instituições, que fazem tanto bem. Na homilia, ressaltou que o Senhor consola sempre na proximidade, na verdade e na esperança
Comentou o Evangelho do dia (Jo 14, 1-6) em que Jesus diz aos seus discípulos: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas (…) Quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais também vós”.
Este diálogo de Jesus com os discípulos – recordou Francisco – se realiza durante a Última Ceia: “Jesus está triste e todos estão tristes: Jesus disse que seria traído por um deles”, mas, ao mesmo tempo, começa a consolar os seus: “O Senhor consola os seus discípulos e aqui vemos como é o modo de consolar de Jesus. Nós temos muitos modos de consolar, dos mais autênticos, dos mais próximos aos mais formais,… mas devemos aprender a “perceber qual é a verdadeira consolação do Senhor”.
“O Senhor consola sempre na proximidade, com a verdade e na esperança”. São os traços da consolação do Senhor: “Estou aqui, convosco”. “Muitas vezes” está presente no silêncio, “mas sabemos que Ele está presente. Ele está presente sempre. O Senhor consola na proximidade. E não usa palavras vazias, aliás: prefere o silêncio. A força da proximidade, da presença. E fala pouco. Mas está próximo”.
Um segundo traço “do modo de consolar de Jesus é a verdade. Jesus não diz coisas formais que são mentiras: ‘Não, fique tranquilo, tudo passará, nada acontecerá, passará, as coisas passam…’. Não. Diz a verdade: “‘Eu vou embora’, isto é, ‘Eu morrerei’. Estamos diante da morte. É a verdade.”
O terceiro traço da consolação de Jesus é a esperança. Diz: “Sim, é um momento difícil. Mas não se perturbe o vosso coração: porque “na casa de meu Pai há muitas moradas. Vou preparar um lugar para vós”. Ele por primeiro vai abrir as portas. ‘Voltarei e vos levarei’: a esperança.
Muitas vezes, nos momentos difíceis, nós nos enraivecemos com o Senhor e não deixamos que Ele venha e nos fale assim, com esta doçura, com esta proximidade, com esta mansidão, com esta verdade e com esta esperança.

Comentários

Mensagens populares