Ordenações diaconais e sacerdotais marcaram Semana de Oração pelas Vocações
Leiria, 24 abr 2018 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima afirmou na homilia da Missa de ordenação de dois novos padres diocesano e três diáconos que os “escolhidos entre os homens” para o sacerdócio devem exercer essa missão “com alegria e sincera caridade”.
“Conscientes de terem sido escolhidos entre os homens e constituídos ao seu serviço para atender aos dons de Deus, exercei com alegria e sincera caridade o múnus sacerdotal de Cristo, unicamente para agradar a Deus e não a vós mesmos ou a outros interesses”, disse D. António Marto, aos novos ordenados, este domingo na Sé.
Depois, o bispo diocesano citou o Papa Francisco, na mensagem – ‘Escutar, discernir, viver a chamada do Senhor’ – para o (55.º) Dia Mundial de Oração pelas Vocações 2018, e pediu aos jovens que se algum “sentir” na celebração “uma intuição ou chamamento de Deus à vida sacerdotal, respondei sem medo”.
“É belo – e uma graça grande – estar inteiramente e para sempre consagrados a Deus e ao serviço dos irmãos! Ser padre vale a pena!”, afirmou D. António Marto, segundo a notícia publicada hoje pela diocese.
No último dia da Semana de Oração pelas Vocações e domingo litúrgico do ‘Bom Pastor’, o bispo diocesano realçou que “num ambiente de anonimato e indiferença, o pastor do Evangelho tem um estilo diferente do mundo: conhece e chama pelo nome”.
Neste contexto, D. António Marto indicou a necessidade de “atenção pessoal a cada um”, de ir “à procura dos que não vêm”.
“Às periferias do sofrimento e da marginalidade para tornar visível a visita de Deus ao seu povo e a sua misericórdia”, acrescentou.
O bispo de Leiria-Fátima destacando também a numerosa presença de pessoas na Sé agradeceu o sinal de “generosidade” e “fidelidade” e pediu apoio aos novos padres.
“O coração generoso que vós tendes dir-vos-á como fazê-lo, mas o primeiro apoio é a oração”, disse ainda D. António Marto na homilia deste domingo, numa celebração com cerca de duas horas e meia.
A Diocese de Leiria-Fátima, no seu sítio online, apresenta uma biografia breve de António Cardoso e Eduardo Caseiro, os novos padres, e de Rui Ruivo e dos frades franciscanos Luís Mota e Sérgio Gois que foram ordenados diáconos.
CB/PR

Comentários

Mensagens populares