VATICANO Media: Vaticano lança livro com 80 notícias falsas sobre o Papa
VATICANO
Media: Vaticano lança livro com 80 notícias falsas sobre o
Papa
Mai 25, 2018 - 16:06 Ecclesia
Iniciativa está associada ao
Dia Mundial das Comunicações Sociais que este ano teve como tema as «fake news»
Cidade do Vaticano, 25 mai 2018 (Ecclesia) – O Vaticano
retomou hoje o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais, este ano dedicado
às ‘fake news’, com o lançamento de uma compilação de notícias falsas
publicadas acerca do Papa Francisco.
De acordo com o
serviço informativo da Santa Sé, a obra ‘Fake Pope’ está disponível desde esta
sexta-feira nas bancas, e tem a assinatura dos jornalistas italianos Nello
Scavo e Roberto Beretta.
Recorde-se que Nello
Scavo é o autor da obra ‘A Lista de Bergoglio’, dedicada ao apoio que o Papa
Francisco prestou a várias vítimas da ditadura argentina.
Trata-se de uma
publicação que foi lançada precisamente na altura em que o nome de Jorge Mario
Bergoglio estava a ser alvo de acusações de cumplicidade com o regime, quando
ainda era arcebispo de Buenos Aires.
Nello Scavo salienta
que o livro ‘Fake Pope’ pretende ir na mesma linha, de denunciar através de
documentos, “os muitos boatos sobre o Papa que circulam na internet e em outros
meios de comunicação”.
Este projeto mais
recente, também assinado pelo jornalista Roberto Beretta, “é dirigido não
apenas a comunicadores, mas ao público em geral”.
“Qualquer curiosidade
sobre fake news pode ser encontrada com explicações e modos para aprofundar o
tema”, pode ler-se.
Nas suas páginas
estão incluídas mais de 80 acusações feitas ao Papa, desde “o período da
ditadura argentina até à atualidade”.
“Selecionamos uma a
uma e fizemos uma verificação por meio de confrontos de depoimentos e
desmentidos. Por fim procurámos um fio condutor entre as notícias para
chegarmos à conclusão de alguns dos boatos nascem de forma espontânea e outros
são fruto de uma estratégia bem definida para desacreditar o Papa”, explica
Nello Scavo.
Outra iniciativa
através da qual a Santa Sé quer reforçar a temática do Dia Mundial das
Comunicações Sociais, assinalado a 13 de maio, tem a forma de um concurso vídeo
e gráfico aberto a participantes dos mais variados países.
A iniciativa é
promovida pela Secretaria de Comunicação da Santa Sé em parceria com a SIGNIS –
Associação Católica Mundial para a Comunicação.
Os organizadores
esperam que, através da rede mundial dos meios de comunicação católicos,
“talentos de todo o mundo possam mostrar o seu trabalho” e dar um contributo
para esta “temática tão importante”, da verdade nos media.
“Esperamos que esta
competição alente e motive os fiéis, especialmente os jovens, a contribuir
criativamente para o tema”, realça a presidente da SIGNIS, Helen Osman.
O projeto vai premiar
os melhores vídeos e pósteres levados a concurso, no âmbito da temática que
animou o 52.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, ‘A verdade vos tornará
livres’ (João 8, 32) – ‘Fake news’ e jornalismo de paz’.
Os trabalhos em vídeo
deverão ter no máximo um minuto, e tal como os pósteres deverão ser remetidos
até 30 de setembro para o email signiscompetitions@gmail.com, sendo
que a decisão sobre os vencedores será conhecida até ao final deste ano.
Para os três
primeiros trabalhos, em cada área, estão reservados prémios entre os 100 e os
500 euros.
JCP
Comentários
Enviar um comentário