CHINA Morre o Bispo mais antigo com 100 anos

CHINA. Dom John Liu morreu aos 100 anos de idade.

O mais antigo Bispo da China, John Baptist Liu Jingshan de Yinchuan (Ningxia), morreu aos 100 anos de idade.
Faleceu na cidade de Yinchuan, capital da região autónoma de Ningxia Hui no norte da China, onde passou grande parte de sua vida após sua aposentadoria em 2009.  
Sua saúde tinha vindo a diminuir nos últimos meses.  
Ele e seu sucessor, o Bispo Joseph Li Jing, foram reconhecidos pelo Vaticano e o governo chinês.  
O prelado idoso foi creditado com a restauração da Comunidade da Igreja em Ningxia depois de chegar lá em 1983, após sofrer a 30 anos de prisão num campo de trabalhos forçados.

Padre Joseph Zhang Jianding, que conhecia o Bispo Liu há 20 anos, descreveu-o como um homem amável, mas exigente para com os seus sacerdotes e seminaristas.
"Nunca tolerava qualquer falha na minha vida sacerdotal e no trabalho. Muitas vezes fui criticado e corrigiu-me duramente. Mas ele me perdoou como se nada tivesse acontecido."  
Bispo Liu nasceu em 1913, na diocese de Bameng, Mongólia interior. Entrou no seminário menor em 1929 e estudou em dois seminários maiores de 1935 a 1942, enquanto as tropas japonesas estavam ocupando a China.
Ordenado padre em 1942, foi Pároco e trabalhou no seminário menor. Em 1951, foi preso e condenado a um campo de trabalhos forçados. Em 1970, ele foi enviado para casa para trabalhar como agricultor.  
Começou a ensinar numa escola e retomou o trabalho pastoral para restaurar a Igreja, em 1979, após a Revolução Cultural em que o governo permitiu o recomeço das actividades religiosas.
Com 70 anos de idade foi convidado para Ningxia para dirigir o restauru da Igreja. Naquele tempo a Católica tinha apenas dois sacerdotes para vasta região onde a maioria das pessoas eram muçulmanos. Viajou de bicicleta para administrar sacramentos.  
Em 1993, a autoridade de Igreja "aberta" sancionada pelo governo permitiu a restauração da diocese de Ningxia de acordo com seus limites administrativos e o Liu de Fr, em seguida, foi ordenado Bispo aos 80 anos de idade. Ordenou o seu Bispo Coadjutor de Li em 2007.
A Diocese de Ningxia tem aproximadamente 15.000 católicos, servidos por apenas 12 sacerdotes e cerca de 20 freiras, de acordo com o Bispo Li.  UCANEWS 05.02.13

Comentários

Mensagens populares