ÍNDIA Sindicatos ameaçam greve de 100 milhões

AITUC líder Gurudas Dasgupta

Uma união de sindicatos representando cerca de 100 milhões de trabalhadores ameaçaram uma greve de dois dias contra a "inércia" do governo federal sobre o aumento dos preços e alegadas violações de leis trabalhistas.
"Nunca antes fizemos algo assim por dois dias, e nunca antes tivemos pessoas anti-, anti-trabalho e comércio anti-governo de união", disse Gurudas Dasgupta, secretário-geral do All India Trade Union Congress ( AITUC). 
"Vai ser uma chamada de atenção para o governo federal."
A greve foi convocada conjuntamente pelo AITUC, Majdoor Bhartiya Sangh (Indian Trabalho Fórum) filiado à direita Bharatiya Janata Party, e a Índia Sindicato Nacional filiado do Partido do Congresso. 
11 sindicatos e federações de trabalhadores associados aos diferentes partidos políticos vão participar, disse Dasgupta.
"Estamos exigindo a implementação de leis trabalhistas e exortando o governo a voltar a olhar para as suas políticas, que trouxeram desinvestimento em empresas do sector público, da inflação e misérias incalculáveis ​​para as pessoas", disse Dasgupta, um membro do parlamento pelo Partido Comunista da Índia (marxista). 
A greve, previsto para coincidir com o primeiro dia da sessão de orçamento do parlamento, pode ser intensificada ainda mais se o governo não concordar com os pedidos dos trabalhadores, disse Amarjeet Kaur de AITUC.
O Congresso liderada governo federal tem estado sob fogo por inflação sem controle.
No entanto, o primeiro-ministro Manmohan Singh, pediu aos sindicatos para retirar o seu apelo à greve.
"Essa greve levaria à perda evitável para a nossa economia e os inconvenientes para o público através de interrupção dos serviços", disse ele num comunicado. 
274 palavras

Comentários

Mensagens populares