Quaresma Comunhão, compaixão e partilha fraterna dos sofrimentos daqueles que precisam", Cardeal Sarah.


    A caridade  "A caridade nos ensina que somos responsáveis não só pelo bem-estar material dos outros, mas também pelo seu bem moral e espiritual…
Não podemos ignorar o facto de que uma certa ideologia que exalta os direitos do indivíduo pode ter como consequência a criação de isolamento e solidão....
Quando a chamada à comunhão é negada em nome do individualismo é a nossa humanidade que sofre, enganados pela miragem impossível de uma felicidade obtida sozinho”

Missão profética  "Às vezes pensa-se que as preocupações da Igreja, a sua tenaz resistência a certas ideias da moda, são movidos pela sede ou nostalgia de poder Este não é o caso. A Igreja é movida por uma sincera preocupação para com a humanidade e para com o mundo. Suas actividades não são movidas por um desejo de condenar ou recriminar, mas por uma justiça e de misericórdia que também deve ter a coragem de chamar as coisas pelo seu nome. Só desta forma podemos expor as raízes do mal, que continuam a intrigar a mente do homem moderno. Esta tarefa da Igreja é chamada missão profética ".  

Justiça social  No Antigo Testamento, explicou o Cardeal Sarah, "um profeta era um homem chamado e enviado por Deus para comunicar a Sua vontade às pessoas.
É evidente que o apelo a uma maior justiça social faz parte da missão da Igreja", que "não pode permanecer em silêncio perante o facto de que muitas pessoas morrem porque não vêem satisfeitas as suas necessidades básicas enquanto outros enriquecem explorando seus companheiros.
No entanto, a dimensão profética de nossas palavras e acções não pode ser limitada a esses fenómenos externos sem ir às raízes morais dessas injustiças. A corrupção, a acumulação de riquezas, a violência, vivem à custa da comunidade, são tumores que consomem uma sociedade por dentro. Também não podemos silenciar o facto de as raízes da actual crise financeira estarem na desenfreada ganância e sede de dinheiro sem escrúpulos.

 Solidariedade  "No entanto, o Santo Padre ... identifica uma dimensão ainda mais profunda. A Igreja é um profeta neste mundo para denunciar a ausência de Deus. A sociedade secularizada organiza-se, sem referência a Deus, sendo afectada por uma pobreza mais trágica do que o material uma pobreza representada pela rejeição e exclusão completa de Deus da vida social e económica, pela revolta contra as leis divinas e naturais.
A principal responsabilidade da Igreja é lembrar a cada geração que esta dimensão espiritual é vital. O profeta de hoje deve dizer ao mundo que Deus existe, que, sem esse Pai que suscita em nós a solidariedade. Sem Deus a partilha de vida e fraternidade se dissolve-se em utopia vazia, pois o homem tem uma vocação sobrenatural, a voz de Deus fala e a Ele devemos  responder um dia ".

Correcção fraterna  "A mensagem de hoje", o cardeal concluiu, "visa despertar as consciências das pessoas em relação aos direitos e deveres dos nossos irmãos, mas também aos nossos deveres para com os 'direitos' de Deus. Tudo isso acontece no contexto da comunhão orientada pelo princípio da reciprocidade e da correcção fraterna, com vista ao bem temporal da humanidade e à sua salvação escatológica

Comentários

Mensagens populares