COLOMBIA assassinado sacerdote empenhado na paz



Padre José Ancizar Mejia Palomino
Mais um sacerdote assassinado na Colômbia. Padre José Ancizar Mejia Palomino, de 84 anos, foi morto em 2 de fevereiro na sua residência, em Caldas, município de Riosucio.
Um primeiro boletim da polícia afirma que pe. Mejia Palomino foi encontrado amarrado na cama com sinais de tortura. Um comunicado enviado à Agência Fides recorda que pe. Mejia Palomino pertencia à diocese de Buga, mas exercia o seu ministério pastoral na diocese de Pereira como capelão do orfanato "Sagrada Família" e na Casa para idosos "Luisa de Marillac". No comunicado, o Bispo, Dom Rigoberto Corredor Bermúdez e o presbitério da diocese de Pereira expressam condolências por sua morte. O funeral de padre Mejía Palomino realizou-se no dia 5 de fevereiro, na igreja "Nuestra Señora de La Candelaria".
Precisamente na véspera, o Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, o Cardeal Rubén Salazar Gómez, Arcebispo de Bogotá, tinha exortado todos os colombianos a terem confiança nas conversações de paz que se realizam em Cuba entre delegados do governo e das FARC. O Cardeal denunciou, porém, a violência que ainda atinge algumas regiões do país, citando também Riosucio de Caldas onde foram mortas várias pessoas que trabalham pela reconciliação e promovem a paz entre a população.
Na mesma altura foi noticiado o assassinato do padre Luis Alfredo Suárez Salazar, da Arquidiocese de Villavicencio (Meta), que se encontrava em Ocaña.
Segundo a lista realizada anualmente pela Agência Fides, em 2012, pela quarta vez consecutiva, a América registou o número mais alto de agentes pastorais mortos em relação aos outros continentes. Na Colômbia, em 2012 foi morto um sacerdote; em 2011 foram mortos seis sacerdotes e 1 leigo; em 2010 foram mortos 3 sacerdotes e um religioso; em 2009 foram violentamente mortos 5 sacerdotes e um leigo. Só em 2013 já foram assassinados 3 sacerdotes colombianos. FIDES
(3

Comentários

Mensagens populares