PASCOA o Ressuscitado presente na Natureza

O anúncio da mensagem de Jesus Cristo, Messias, Filho de Deus, Ressuscitado e ressuscitador está à nossa frente neste tempo, depois de uma Quaresma sofrida com amor na caridade expressa em todas as dimensões da vida humana, da vida animal, mineral e cósmica. Este é o nosso mundo. Todo ele é para evangelizar. Todo ele reflecte de maneira admirável a presença do Salvador e está expresso na vida nova  que há-de vir. Sim, com Jesus tudo se tornou novo.

Novos céus e nova terra. Seria incompleta a ressurreição de Cristo se ela não afectasse, além dos seres humanos – homem e mulher – também toda a criação. A Natureza é o espelho de Deus como o é a sua Palavra, a presença nos seus profetas, nos apóstolos, nos pobres, nos oprimidos, nos abandonados, nos marginalizados, nos que passam fome, nos que sofrem a solidão, nos que sofrem injustiças, nos idosos e doentes, nos ricos e nos pobres, nos que governam e nos que são governados, nos sábios e nos ignorantes… Deus revela-se nas suas obras. A sua Ressurreição aponta para um mundo novo em toda a criação.

Cristo ressuscitou e com Ele nós ressuscitaremos para a nossa fé não ser vã, como diz São Paulo. “Se Cristo não ressuscitou é vã a nossa fé.” E na ressurreição de Jesus há algo de novo. Jesus recupera e coloca a mulher no seu lugar. Era desprezada, oprimida, objecto de prazer do homem explorador, posta de lado mesmo entre os judeus; mas Jesus abre a mensagem do Evangelho aos seus serviços e são elas até as primeiras a anunciarem o Ressuscitado. “Ide dizer, aos apóstolos e a Pedro, que Eu os precederei na Galileia”. Foram elas que O acompanharam e estiveram no calvário junto à cruz.

Inúmeros são os relatos de aparições: no cenáculo, no jardim a Maria,  aos apóstolos a pescar no Lago (fartura), aos discípulos sem Tomé e aos discípulos com Tomé, aos discípulos de Emaús… A todos surpreende e anima. Quando o desânimo e a tristeza pareciam dominar nalguma pessoa, ou nalgum lugar, ou nalgum ambiente, o céu se abria e suas cabeças ficavam loucas com a visão do Senhor! Afinal, morto e ressuscitado, o certo é que Ele estava com eles, com a criatura, com toda a criação. Rios e mares louvai ao Senhor. Montes e outeiros inclinai-vos perante o Ele. Vales e descampados deixai passar o Rei! Lagos, deixai as ondas bailar em júbilo e em festa, porque esta connosco Jesus Cristo ressuscitado!
Aleluia! Alegria! Júbilo!Festa!

Comentários

Mensagens populares