ECUMENISMO Os mártires pela unidade dos cristãos


ECUMENISMO
Os mártires pela unidade dos cristãos
Dietrich Bonhoeffer
Merecem uma menção especial os cristãos que conscientemente deram suas vidas pela causa da unidade dos cristãos.
Max Josef Metzger pouco antes de sua execução – às mãos dos nazis - escreveu: «Agora o Senhor quer que eu sacrifique minha vida. Eu pronuncio meu feliz sim à sua vontade. Ofereci-lhe minha vida pela paz no mundo e pela unidade da Igreja. Ele quer isso".
O teólogo protestante e mártir Dietrich Bonhoeffer definiu a estreita ligação ecuménica entre os cristãos nas diversas Igrejas durante sua resistência ao regime de violência nazista e comunista, e releva a forma mais credível do testemunho cristão comum. Os mártires estimulam para continuar a construir a unidade dos cristãos. Nos mártires  "está presente o cristianismo indiviso e foi superada a divisão da Igreja".
João Paulo II viveu na esperança de que, após o primeiro milénio da história cristã, tempo da Igreja indivisa, e após o segundo milénio, de profundas divisões na Igreja, tanto no Oriente como no Ocidente, o terceiro milénio tivesse a grande tarefa de restaurar a unidade perdida dos cristãos. Um trabalho diante do qual nos encontramos hoje.

Comentários

Mensagens populares