VATICANO mulher na Secretaria de Estado Papa nomeou pela «primeira vez» uma mulher para lugar na «direção» da Secretaria de Estado


VATICANO mulher na Secretaria de Estado

Papa nomeou pela «primeira vez» uma mulher para lugar na «direção» da Secretaria de Estado

Francesca Di Giovanni assinala «decisão inovadora» do Papa Francisco
Foto: Vatican News

Cidade do Vaticano, 15 jan 2020 (Ecclesia) – O Papa Francisco nomeou hoje Francesca Di Giovanni como subsecretária da Seção para as Relações com os Estados, onde vai ficar responsável pelo Setor Multilateral.
“Sempre exerceu o seu serviço no setor multilateral, especialmente no que diz respeito a questões relativas a migrantes e refugiados, Direito Internacional humanitário, comunicações, Direito Internacional privado, condição das mulheres, propriedade intelectual e turismo”, informa a Sala de Imprensa da Santa Sé.
Francesca Di Giovanni que hoje foi nomeada subsecretária para o Setor Multilateral da Seção de Relações com os Estados da Secretaria de Estado já é funcionária desta seção desde 15 de setembro de 1993.
“É a primeira vez que uma mulher tem um cargo de direção na Secretaria de Estado. O Santo Padre tomou uma decisão inovadora representa um sinal de atenção para com as mulheres. Mas a responsabilidade é mais ligada ao trabalho do que pelo fato de ser mulher”, disse a nova subsecretária.
Francesca Di Giovanni revelou que foi uma surpresa a sua nomeação e adianta que “há muitos anos” pensam “na necessidade de um subsecretário para o setor multilateral”, que é “delicado e importante” e precisa de uma particular atenção porque “tem modalidades próprias, em parte diferentes do âmbito bilateral”.
“É um cargo novo e farei de tudo para corresponder a confiança que me foi dada pelo Santo Padre, mas espero não fazê-lo sozinha: gostaria de contar como sempre com a sintonia que até agora caracterizou o nosso grupo de trabalho”, acrescentou em declarações ao ‘Vatican News’.
A nova subsecretária explicou que o “setor multilateral” é responsável pelas “relações com as organizações intergovernamentais a nível internacional” e compreende também “a rede dos tratados multilaterais”, e deu o exemplo de temas como “o desenvolvimento, o ambiente, a proteção das vítimas de conflitos, a condição da mulher”.
Com esta nomeação a Seção para as Relações com os Estados fica com dois subsecretários, monsenhor Mirosław Wachowski é responsável pelo setor da diplomacia bilateral.
Formada em Direito, Francesca Di Giovanni também trabalhou no setor jurídico-administrativo no Centro Internacional da Ópera de Maria, do Movimento dos Focolares; Tem 67 anos, nasceu na cidade italiana de Palermo a 24 de março de 1953.
CB/PR


Comentários

Mensagens populares