ÁGUA Dados sobre a água
Alguns dados sobre a água
Apresento alguns dados sobre a água que é fonte de vida (água potável) e um direito universal e inalienável de toda criação, que deve ser respeitado e é fonte de numerosas doenças quando não é potável.
Segundo tem informado a ONU e a Organização Mundial da Saúde (OMS):
* Há 1100 milhões de pessoas que não têm acesso a água potável, o que representa um sexto da população mundial. Esta triplicou nos últimos 70 anos e o consumo de água cresceu seis vezes mais como resultado do desenvolvimento industrial e do aumento da irrigação.
* Cerca de 460 milhões de pessoas vivem em zonas de uma forma ou outra afectadas pela escassez de água. Em 2025 dois terços dos habitantes do planeta poderão ter de lidar com problemas de falta de água.
* 97,5% da água da Terra é salgada
* Para complicar o cenário, apenas 2,5% de toda a água no planeta é doce e, dessa, só 0,5% está acessível. E apenas 0,007% da água que cobre a Terra assegura a sobrevivência da humanidade. A ONU considera a gestão de tão escasso recurso um desafio vital para o mundo
* Dos 2,5% restante, 70% é gelo e apenas 0,007% está à disposição do homem.
* 3,4 milhões de pessoas, na maior parte crianças, morrem de doenças contraídas pela água e 2,2 de diarreia associada à falta de água ou devido a água poluída.
* Em 2025, dois terços da população viverá em áreas onde as reservas de água serão limitadas.
* Com os actuais investimentos para a água, prevê-se que a água potável atingirá toda a população africana somente a partir de 2050, a americana a partir de 2040 e a asiática em 2025.
* Em muitas regiões da África, as mulheres e as crianças devem caminhar em média 7 quilómetros por dia a pé para abastecer-se de água.
* Um em cada três asiáticos não tem acesso a água potável e mais de 500 mil crianças morrem, por ano, de doenças relacionadas com a falta de condições sanitárias.
* 14% dos países da África enfrentam “stress” hídrico. Até 2025, mais onze países deverão enfrentar as mesmas condições.
* Na América Latina e Caribe, os aquíferos estão a ser explorados de forma insustentável para fins domésticos, industriais e agrícolas.
Comentários
Enviar um comentário