ÁSIA pobreza rural
Pobreza Rural na Ásia
Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola
Quase dois terços da população do mundo vive na Ásia. Cerca de 4 biliões de pessoas estão
espalhadas por toda as áreas rurais ou agregadas em vilas e cidades numa área
de terra de quase 45 milhões de km2, cerca de 17 por cento da superfície do
mundo. A região tem uma gama
muito variada de zonas climáticas e agro-ecológica. Grandes áreas foram afectadas pela
degradação ao longo dos últimos 50 anos. Áreas
mais secas são particularmente vulneráveis, e 39 por cento da população da
região vive em áreas propensas à seca e à desertificação.
Pobreza na Ásia é um enorme problema. A redução da pobreza para um grande
número de pessoas pobres de lá é crucial para alcançar a principal meta do
milênio de reduzir a pobreza até 2015. Mais
de dois terços dos pobres do mundo vivem na Ásia, e quase metade deles são no
sul da Ásia.
A pobreza é um problema basicamente rural na Ásia: Nos principais
países, de 80 a 90 por cento das pessoas pobres vive em áreas rurais. Enquanto a Ásia Oriental e do Sudeste
da Ásia fizeram progressos impressionantes na redução da pobreza rural ao longo
das últimas três décadas, o progresso tem sido limitada no sul da Ásia. E o tsunami que recentemente atingiu a
região vai ser um pesadelo para os próximos anos na Indonésia, Maldivas, Sri
Lanka e Tailândia.
Apesar amplas diversidades da região, muitas pessoas pobres rurais
na Ásia compartilham uma série de características económicas, demográficas e
sociais, o mais comum dos quais é a falta de terras ou o acesso limitado à
terra. Famílias rurais pobres
tendem a ter famílias maiores, menos educação e maior sub-emprego Eles também
não têm serviços básicos, como o abastecimento de água potável, saneamento e
electricidade. O seu acesso ao
crédito, equipamentos e tecnologia é severamente limitado. Outras restrições - incluindo a falta
de informações de mercado, de negócios e experiência de negociação e
organizações colectivas - privá-los do poder de competir em igualdade de
condições no mercado.
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