UKRÂNIA o cristianismo
» O Cristianismo Na
Ucrânia
Catedral de Santo André, em Kiev |
Por: Protopresbítero Nicolas Milus
De acordo com a “Crônica dos Tempos Passados”,
do cronista Nestor, a vinda do Cristianismo para a Ucrânia deu-se em três
etapas:
A primeira etapa começou
no século I, quando o
cristianismo foi pregado pelo próprio Apóstolo Santo André e seus discípulos,
no Oriente. O Apóstolo André partiu da cidade de Sinope, na margem sul do mar
Negro, margeando as costas do Mar Negro e do Mar de Azov, passando pela
Península da Criméia e pela cidade de Quersoneso. Daí, pelo rio Dnipró
(Dnieper) chegou até o lugar onde hoje está a capital da Ucrânia, Kyiv (Kiev).
Esta etapa também é chamada: “A MISSÃO DE SANTO ANDRÉ”.
A segunda etapa, no século IX, deu-se pelos
missionários e Santos Irmãos Cirilo e Metódio. Na sua missão ao território dos
Cosaros (khosaros), terras ocidentais da Ucrânia atual, e depois pelos seus
discípulos, após serem expulsos da Moravia. Esta etapa também é chamada: “A
MISSÃO DO SANTOS IRMÃOS CIRILO E METÓDIO”.
A terceira, no século X, quando o cristianismo
foi oficializado no ano de 988 e foi restabelecida a hierarquia eclesiástica em
Kyiv, pelo Grão Príncipe (Imperador) Volodymyr (Valdomiro). Esta etapa também é
chamada : “A OFICIALIZAÇÃO DO CRISTIANISMO NA RUSH DE KYIV”.
A Missão de Santo André
De acordo com Santo Epifânio de Jerusalém (séc.
IX), o Apóstolo Santo André chegou a Kyiv pela via oriental: de Jerusalém
através de Antioquia, Capadócia, Ponto, Sinope, Armênia, Sarmátia até a cidade
de Fanagória, nas margens orientais do mar de Azov. Daí, foi para as margens
ocidentais do mar de Azov, às cidades de Bósforo (atual Kertch), Teodósia e
Quersoneso, de onde foi pelo rio Dnipró até Kyiv. De lá, de acordo com a
“Crônica [...] foi a Novgorod (Nova Cidade), ao norte de Kyiv, e de lá a Roma,
para visitar seu irmão Pedro. De Roma, margeando o lado direito do Rio Danúbio,
voltou para Sinope.
Naqueles tempos, as terras da Ucrânia atual
estavam sob o domínio da Cítia. E conforme os escritores eclesiásticos,
Orígenes (185-254 d.C), Tertuliano (160-230 d.C), Santo Atanásio (295-373 d.C)
entre outros, a Cítia foi destinada, por sorteio, à pregação de Santo André.
A Cítia se estendia dos montes Bálcãs (no
Oeste) até o Rio Volga, o Mar Cáspio e os Montes do Cáucaso (no Leste),
incluindo a península da Criméia (no Sul); dos Mares de Azov (no Sul) até os
bosques do norte. Essa região era habitada não somente pelos citas, mas também
por outros povos dominados por eles. Entre os povos dominados pelos Citas, encontramos
os precursores do povo ucraniano, como os Alanos (atuais Kozacos de Don e
Kubánh), Dácios (eslavos misturados com romanos, atuais romenos) Getas,
Krevêtchi (atuais bielorussos), roxolanos (roksolanos; atuais ucranianos da
Ucrânia central), servos, tauros (atuais ucranianos do Sul da Ucrânia),
Tiragetas (tevértsi, atuais ucranianos do Sul da Ucrânia), Trácios (eslavos
misturados com búlgaros, os búlgaros atuais), Ulêtchi (atuais ucranianos do Sul
da Ucrânia) entre outros.
O Cristianismo chegava às terras da Ucrânia
também pela via ocidental:
- Pelas vias marítimas e fluviais;
- Através dos comerciantes;
- Através dos soldados da Ásia Menor;
Através dos próprios eslavos, a partir de
Tessalônica, Macedônia, Trácia, Mésia e Dácia (os três últimos são a Bulgária e
a Romênia atuais) até a Ucrânia Ocidental. Este ramo do Cristianismo provém das
viagens e pregações de São Paulo por terras eslavas.
A Missão dos Santos Irmãos
O Cristianismo, semeado pelos apóstolos André e
Paulo e seus discípulos, foi reforçado no século IX pela missão dos Santos
Irmãos Cirilo e Metódio – Mestre dos Eslavos (a partir de 858 d.C.). Cirilo
faleceu no ano de 869 d.C. e Metódio no ano de 885 d.C. Eles traduziram os
livros gregos para o idioma eslavo e criaram os caracteres eslavos para
facilitar a leitura e a escrita usadas até hoje.
Os Santos Irmãos eram oriundos da cidade de
Solúnh (em eslavo) ou Tessalônica (em grego), onde no século I, o Apóstolo
Paulo pregou o Cristianismo. Talvez por isso a “Crônica dos Tempos Passados”
diz que Paulo é o apóstolo dos eslavos e ensinou-lhes a língua eslava.
A missão dos santos Irmãos no território da
atual Ucrânia realizou-se de acordo com a “Crônica” a pedido dos Khosaros, nos
anos de 885-861 d.C. De acordo com outras fontes, essa missão deu-se a pedido
dos príncipes de Kyiv Askold e Dyr (852-882 d.C), os quais foram batizados
pelos mesmos no anos de 860 d.C.
Os irmãos Cirilo e Metódio, estando em
Quersoneso, descobriram a Sagrada Escritura na língua eslava-rutena, os
chamados “ruski pesmená” (escritos eslavos) e um homem que sabia lê-los e
interpreta-los. Comparando esta língua com a sua, de Tessalônica, eles
começaram a ler e entender, mas era difícil escrever. Então eles decidiram
aproxima-la dos alfabetos grego e latino, dos quais vieram a utilizar muitos
caracteres. Os que faltavam, eles adotaram dos antigos, ou criaram novos. Estes
caracteres chamam-se cirílicos e provêm do nome Cirilo. Com poucas
modificações, são usados em línguas eslavas até hoje.
Após essa missão, voltaram para Tessalônica e
de lá foram para a Bulgária, Panônia e Morávia. Esta última missão realizou-se
nos anos 863-967 d.C., com grande êxito.
Sabemos que entre a chegada dos santos Irmãos
Cirilo e Metódio ao território da Ucrânia atual e o batismo da Rush-Ucrânia, de
acordo com o estatuto de Leon o Sábio (886-911 d.C.), já existiam:
- Eparquia de Quersoneso, que figurava sob
os números: 58,25 e 16, porém sem informação sobre sua hierarquia e seu
território;
- Arcebispados de Bósforo (da Criméia),
Nicópsis, Fula, Sugdáia e Tmutorokánh;
- Metropólias (arcebispados metropolitanos)
de: Alânia, Cítia e Rush, sendo que esta última figurava sob o número 60,
porém não se sabe onde residia o metropolita;
- Igreja de Santa Irene em Kyiv.
A “Crônica dos Tempos Passados”, falando da
morte dos príncipes Askold e Dyr, quando foram assassinados por um soldado
viking de Oleh em 882 d.C., diz que o corpo de Dyr foi enterrado atrás da
Igreja de Santa Irene e sobre sua sepultura de Ascold, posteriormente, foi
construída a Igreja de São Nicolau, o que indica que o príncipe Ascold escolheu
o nome de Nicolau ao ser batizado”.
Por outro lado, sabemos que em Kyiv, nos tempos
do príncipe Ihor (Igor) 913-945 d.C), já existia a catedral de Santo Elias, mas
não sabemos que ocupava a sua cátedra.
O Cristianismo nas terras da Ucrânia iniciou
seu apogeu no século X, quando a princesa Olga (945-964 d.C.), esposa do
falecido príncipe Ihor, a primeira mulher que ocupou o principado e a primeira
princesa que, no ano de 955 d.C., batizou-se na Igreja Una, Santa, Católica e
Apostólica, e na fé Ortodoxa. Isto porque naquele tempo a Igreja de Cristo
ainda não estava dividida.
Oficialização do Cristianismo na RUSH de KYIV
O Cristianismo atingiu o predomínio nas terras
da Rush (Rus) de Kyiv durante o reinado do neto da princesa Olga, o
Grão-príncipe Volodymyr (Valdomiro) o Grande (980-1015 d.C.), que no ano de 988
d.C. oficializou-se como religião do estado. No governo do seu filho, o
Grão-príncipe Iaroslav o Sábio (1019-1054 d.C.), que institui uma hierarquia
eclesiástica própria, o Cristianismo foi ainda mais fortalecido, pois o
Concílio dos Bispos elegeu um bispo de nacionalidade ucraniana, chamado
Ilarión, e nomeou-o como metropolita (arcebispo metropolitano) de Kyiv.
Tal fato se repetiu na metade do século XII,
quando foi escolhido e entronizado na cátedra de kyiv, pelo Concílio dos
Bispos, outro metropolita ucraniano, Klym Smoliatytch, o Teólogo.
No tempo do Grão-príncipe Iaroslav, o Sábio, já
existiam numerosos templos, não só na capital, mas também em todo o país. Em
sua época foi construída em Kyiv a famosa catedral de Santa Sofia, que é o
templo mais venerado pelo povo ucraniano, e também começou a ser constituído o
conjunto de mosteiros Kyivo-Petcherska Lavra.
A Igreja na RUSH de KYIV
A Rush de Kyiv, atual Ucrânia, era chamada pelo
gregos de “Mikro Rossia” (Malarush “Malarus”) e os territórios ocupados pela
Rush de Kyiv: “Makro Rossia”.
Já os romanos chamavam a Rush de Kyiv de
Ruthênia.
Faz-se necessário esclarecer que até a batalha
de Poltava existiam nessa região três estados diferentes:
- Malarush (Mikro Rossia (ex-Rush de Kyiv);
- Suécia;
- Moscóvia, ou estado de Moscou.
Após a batalha de Poltava, ocorrida em 1709,
quando o Tsar moscovita Pedro I derrotou Carlos XII, Rei da Suécia, aliado a
Mazepa, hethman da Malarush, Pedro I se proclamou imperador e trocou o nome de
Moscóvia por “Vielica Rossia” (Grande Rússia). Conseqüentemente, o nome
Malarush (Pequena Rússia) começou a ser tratada com desprezo pelos moscovitas
ou “russos brancos” (tsaritas) e posteriormente também pelos
“russos-vermelhos”, isto é os (comunistas). Por isto os “russetchi” ou
“ruthenos”, históricos habitantes da Ucrânia (como era assim chamada até no ano
de 1772), passaram a se auto-denominar “ucranianos” , mudando o nome de
Malarush para Ucrânia.
A Igreja na Rush de Kyiv teve início oficial no
ano de 988, quando o Grão-príncipe (Imperador) Volodymyr (Valdomiro) o Grande,
introduziu o Cristianismo em seu império, ordenando que a população da cidade
de Kyiv fosse batizada no rio Dnipró pelo Arcebispo Athanásio e pelo clero de
Quersoneso e Bizâncio. De Kyiv, o Cristianismo propagou-se por todo território
do império da Rush de Kyiv, incluindo os territórios da atual Bielorússia e
Rússia, tornando-se a única religião. Nessa época foram reunidas todas as
tribos dos eslavos orientais, que hoje correspondem ao povo ucraniano,
bielorusso e russo.
A Igreja começou então a fundar escolas, a
imprimir livros, construir igrejas, fundar mosteiros e, sobretudo, a praticar a
vida cristã. Os habitantes da Rush aceitaram sem resistência o Cristianismo,
porque a palavra de Deus era pregada em eslavo, língua conhecida e falada por
aqueles povos. Os primeiros sacerdotes eram da Bulgária, de onde também vieram
os primeiros livros sagrados em idioma eslavo, traduzidos pelos santos irmãos
Cirilo e Metódio.
A Igreja Ortodoxa da Rush de Kyiv, após a morte
do Grão-príncipe Iaroslav o Sábio, ficou subordinada ao Patriarca Ecumênico de
Constantinopla, que era quem nomeava os metropolitas, na maioria gregos, com o
título de “Metropolita de Kyiv e de toda a Rush”.
A morte do Grão-príncipe Ioroslav, o Sábio,
coincidiu com a divisão da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica em: Igreja
Católica Apostólica Ocidental, sob a autoridade do Papa, com sede em Roma e
rito romano (ou latino), hoje conhecida como a Igreja Católica Apostólica
Romana e a Igreja Católica Apostólica Oriental, sob a autoridade do Patriarca
Ecumênico, com sede em Constantinopla e rito grego, hoje chamada: Igreja
Ortodoxa.
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