DIA MUNDIAL DA PAZ A paz pela fraternidade por ARMANDO SOARES

Dia Mundial da Paz - 1 de Janeiro
A paz pela fraternidade por ARMANDO SOARES

Papa Francisco escolheu «a fraternidade» como tema para o Dia Mundial da Paz 2014
É o 47º Dia Mundial da Paz e o primeiro do seu pontificado. Com este tema reitera seu apelo a superar uma "cultura do descartável" e promover a "cultura do encontro" para avançar na construção de um mundo mais justo e pacífico.
A fraternidade é um dom que cada homem e mulher carrega consigo enquanto ser humano, filho de um mesmo Pai. E diante de tantos dramas que afectam a família dos povos: «pobreza, fome, subdesenvolvimento, conflitos bélicos, migrações, contaminação, desigualdade, injustiça, crime organizado, fundamentalismos» a fraternidade é fundamento e caminho para a paz, assinala a Santa Sé.
O texto adverte que "a cultura do bem-estar leva à perda do sentido da responsabilidade e da relação fraterna. Os demais, em vez de serem nossos ‘semelhantes’, convertem-se em inimigos, e frequentemente são coisificados. Não é estranho que os pobres sejam considerados até um impedimento para o desenvolvimento".
"No máximo – denunciou -, são objecto de uma ajuda assistencialista ou compassiva. Não são vistos como irmãos, chamados a compartilhar os dons da criação, os bens do progresso e da cultura, a participar da mesma mesa da vida em plenitude, a ser protagonistas do desenvolvimento integral".
Por isso, "a fraternidade, dom e tarefa que vem de Deus Pai, convoca-nos a sermos solidários contra a desigualdade e a pobreza que debilitam a vida social, a atender a cada pessoa, em especial os mais frágeis e indefesos, a amá-los como a nós mesmos, com o mesmo amor de Jesus Cristo".
"Num mundo cada vez mais interdependente, não pode faltar o bem da fraternidade, que vence a difusão dessa globalização da indiferença, ao qual se referiu em repetidas ocasiões o Papa Francisco. A globalização da indiferença deve ser substituída por uma globalização da fraternidade".
Finalmente, recorda que "a fraternidade toca todos os aspectos da vida, incluindo a economia, as finanças, a sociedade civil, a política, a investigação, o desenvolvimento, as instituições públicas e culturais. O Papa Francisco, no início de seu ministério, com uma Mensagem que está em continuidade com a de seus Predecessores, propõe a todos o caminho da fraternidade, para dar um rosto mais humano ao mundo".

O Dia Mundial da Paz foi iniciado pelo Papa Paulo VI e celebra-se no primeiro dia de cada ano. A mensagem escolhida é enviada às Igrejas particulares e às chancelarias de todo o mundo "para destacar o valor essencial da paz e a necessidade de trabalhar incansavelmente para obtê-la".


Comentários

Mensagens populares