NATAL Com o Verbo nasce a Missão por Armando Soares

Com o Verbo nasce a Missão
 
Dou-vos uma boa notícia: nasceu para vós e para todos o Salvador. Com estas palavras dos anjos aos pastores, os homens ficaram a saber que a Boa Notícia, há tanto tempo esperada, havia chegado ao mundo e com ela a missão. Ele e a Boa Nova da salvação comunicada aos homens de ontem, de hoje e de sempre.
Com os olhos postos no Mistério da Encarnação do Filho de Deus, a Igreja celebrou o jubileu dos 2.000 anos. Cristo nasceu para iluminar o presente e o futuro de todos.

Dois mil anos de júbilo, de vida nova, de anúncio, mas é evidente que a maioria da humanidade está ainda à espera do primeiro anúncio de Cristo. E por isso nós, cristãos, não podemos permanecer tranquilos. É necessário, por um lado, reconhecer os erros e as infidelidades históricas, do passado, limparmos os nossos corações e enchermos nossas vontades de dinâmico e activo espírito missionário, conscientes da validade e urgência do mandato do Senhor: Ide por todo o mundo e pregai a todos a Boa Nova da salvação.

Há pois que sair, sem temores nem dúvidas. É este o tempo "favorável", de que fala S. Paulo.
Pregar a missão e anunciar Jesus Cristo, anunciar o Verbo da salvação, é criar harmonia, e construir a paz, é restabelecer a dignidade humana, e reconhecer os pecados pessoais e comunitários que geram violência e guerras entre pessoas, povos e nações.

É preciso inquietar-nos perante a corrupção organizada institucionalizada-publicitada pelos grandes meios de comunicação social. É preciso acabar com o comércio das armas postas nas mãos de menores e acessíveis a toda a gente. É preciso resolver o problema dos países esmagados pela dívida externa. É preciso mobilizar-nos em defesa da vida humana desrespeitada pelo terrorismo, pelas guerras, pela política antinatalista, pelas minas semeadas nos países onde continuam as consequências mortíferas da guerra, pelos sequestros, pelos roubos, por toda a espécie de violência, droga e discriminação racial. É preciso lutar em favor dos pobres e dos excluídos da sociedade.

Ser missionário é celebrar o nascimento de Jesus e comprometer-nos a criar uma nova humanidade, no diálogo construtivo, na paz, na solidariedade e na fraternidade universal. É fazer tudo ao nosso alcance para que haja verdadeiramente uma só família humana.

E quando fizermos tudo, será Natal. A missão estará realizando-se entre nós. 

Comentários

Mensagens populares