VATICANO Igreja e a mudança da embaixada dos EUA para fora da Cidade do Vaticano

VATICANO   Igreja e a mudança da embaixada dos EUA para fora da Cidade do Vaticano
Relatos de relações tensas são exageradas, diz porta-voz

Quando o Departamento de Estado anunciou que estava a mudar  sua embaixada do Vaticano para um edifício compartilhado com a Embaixada dos EUA na Itália, alguns ex-embaixadores e conservadores católicos norte-americanos ficaram indignados.
Ex-embaixadores junto à Santa Sé, disseram que a deslocação da embaixada iria diminuir a estatura da missão e activistas católicos conservadores apreendidos sobre o assunto.
Dirigindo-se à crescente controvérsia em Roma, o Departamento de Estado organizou um encontro com os repórteres na segunda-feira com um alto funcionário não identificado que disse que a finalidade para a mudança foi para economizar dinheiro e aumentar a segurança.
Um porta-voz do Vaticano disse que o movimento foi bem dentro das exigências da Santa Sé para as embaixadas e que as relações com os Estados Unidos estão longe de ser tenso.
O Rev. Thomas Rosica, um padre canadense que trabalha com assessoria de imprensa do Vaticano, disse que o Vaticano exige embaixadas estrangeiras para a Santa Sé ser separada da missão do país para a Itália, tem um endereço separado e tem uma entrada separada.
Ambos Rosica e o alto funcionário do Departamento de Estado disseram que a atitude proposta pelos EUA satisfaz esses requisitos.
Rosica também elogiou Ken Hackett, o novo embaixador dos EUA junto da Santa Sé, dizendo à CNN que "neste momento crítico da história, ele traz credenciais eminentes para representar os Estados Unidos no Vaticano."
Ele acrescentou que há "um sentimento muito bom agora" entre os dois países.

Outro funcionário do Vaticano, não está autorizado a falar sobre o registo sobre as relações diplomáticas, disse à CNN a Santa Sé compreende que as preocupações de segurança são um problema para alguns países e este movimento é "uma excepção, não a ideal, mas não é o fim do mundo. CNN 02 de dezembro de 2013

Comentários

Mensagens populares