ETIÓPIA Mais de 100 mil repatriados da Arábia Saudita

ETIÓPIA
Mais de 100 mil repatriados da Arábia Saudita
Chegou a 100.000, o número de migrantes etíopes repatriados da Arábia Saudita desde o início de novembro. O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores, em Addis Abeba, que, ao final do processo, determinado por uma repressão por parte das autoridades sauditas sobre imigrantes indocumentados no reino, serão cerca de 150 mil cidadãos que retornam ao país.
No ritmo actual – confirmou o porta-voz Dina Mufti - o transporte aéreo a partir de Jeddah e Riad deve ser concluído dentro de duas semanas.
Como parte dos protestos que eclodiram na sequência da entrada em vigor da medida - precedida por uma amnistia de sete meses, durante o qual cerca de 4 milhões de migrantes foram capazes de regularizar a sua presença no reino - Três cidadãos etíopes foram mortos em confrontos com a polícia.
Todos os anos centenas de milhares de etíopes, especialmente mulheres, movem-se para o Médio Oriente em busca de trabalho como empregados domésticos. Em 2012, apenas cerca de 200 mil fugiram do país com esse objectivo, apesar de vários casos sofrerem abusos físicos e mentais, a discriminação e condições de trabalho degradantes.

Com 91 milhões de habitantes, a Etiópia é o segundo país mais populoso da África, depois da Nigéria, mas também um dos mais pobres, apesar das taxas de crescimento elevadas. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), pelo menos 27% das mulheres e 13% dos homens estão desempregados. MISNA 5 de dezembro de 2013

Comentários

Mensagens populares