A monja e o capitalismo não ético - Opinião - DN

A monja e o capitalismo não ético - Opinião - DN

Teresa Forcades é uma monja beneditina do Mosteiro de Sant Benet de Monserrat. Foi recentemente convidada para a conferência inaugural de um encontro de empresários, com a presença de umas seiscentas pessoas.


É uma mentira o mercado que se diz livre. De facto, foi sempre regulado a favor de certos interesses, da classe dominante. Mercado livre é "uma hipocrisia, uma falácia".O capitalismo, quer "o máximo lucro". Ora, é aberrante, do ponto de vista antropológico e humano. O que me estimula não é o dinheiro", mas a curiosidade intelectual, o desafio de descobrir potencialidades e encontrar quem ajude a realizá-las, o apreço dos colegas, a valorização do trabalho que faço..Portanto, o capitalismo não lhe parece ético.


Eu compro todo o trigo e guardo-o. As pessoas vão morrendo, mas, quando os preços subirem, vendem pelo dobro; deviam estar na cadeia." Produzem-se alimentos para 12 mil milhões de pessoas, mas há mil milhões com fome. Cada dia morrem 26 mil crianças de fome. Há que pensar a sério e encontrar novos caminhos.Se continuarmos nesta "alienação mental", neste bloqueio da renovação social, sem capacidade para criar uma alternativa, a nossa situação pode piorar e podemos assistir a um fascismo social e político e até a uma guerra. Acredito.

Comentários

Mensagens populares