HAITI Solidariedade


Solidariedade nas catástrofes por Armando Soares



A catástrofe natural ocorrida no Haiti há dois anos, comoveu todas as pessoas no mundo inteiro. Foi um terramoto devastador. Na Indonésia, há alguns anos atrás, tivemos um exemplo de como é instável a natureza e de como são frequentes fenómenos sísmicos em áreas de instabilidade tectónica. Mais uma vez, olhamos para o Haiti e vemos não somente a falta de estabiliadde presente na natureza mas também a dificuldade e o sofrimento de um popvo até então esquecido e abandonado pelos governos mundiais. Até 2006, no país, 80% da população vivia abaixo da linha da pobreza segundo informa a Folha Online. Com o terramoto muito daquilo que se tinha, se perdeu; e aqueles que já tinham pouco agora têm menos ainda. Podem os ateus  perguntar porque é que Deus, que é omnipotente e bondoso, não impediu a catástrofe? Se Ele verdadeiramente ama Seus filhos, porque deixa que sofram; pode parecer contraditório que Deus ao mesmo tempo ame Seus filhos e ao mesmo tempo permita que lhes suceda múltiplas formas de dor e sofrimento. 
No entanto, não é sob uma óptica reducionista que devemos olhar para essa catástrofe. Estamos querendo dizer que Deus, que é omnipotente, não permitiria que algum mal sucedesse às suas criaturas se desse mal Ele não pudesse extrair um bem. Estamos querendo afirmar que, através desse acontecimento terrivelmente trágico, os governos mundiais agora podem finalmente abrir os olhos para a triste realidade do Haiti; que as pessoas podem finalmente promover de modo concreto a solidariedade.

Santo Agostinho foi muito preciso quando afirmou que “Deus omnipotente, sendo sumamente bom, não deixaria mal algum em sua obra, se não fosse tão poderoso e bom que pudesse tirar até do mal o bem”. Nesse sentido, é preciso que confiemos em Sua infinita Misericórdia e em Sua insondável Providência. Só Ele pode nos trazer conforto e esperança. E todas as vítimas do terramoto, que nesse momento vêem suas vidas arruinadas e seus espíritos abatidos, são convidadas a olhar para Jesus. Sim, é no sofrimento que se vive autenticamente a missão do cristianismo. Foi numa Cruz que se concretizou o projecto de Deus para a nossa salvação. Nas dificuldades e nos terramotos da nossa vida – que, muitas vezes, são também barreiras espirituais – somos chamados a confiar cada vez mais no amor de Deus: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei” (Mt 11, 28). Não é uma promessa vã. É uma realidade: só na esperança – aquela que Jesus pregou constantemente durante seu ministério, da qual a Igreja se usa para confortar os abatidos – “achareis repouso para as vossas almas” (Mt 11, 29).

Por isso, todas as pessoas – não somente os cristãos –podem ajudar as vítimas da catástrofe no Haiti, não somente com orações, mas com acções solidárias concretas. FONTE: artigo de Everth Queiroz Oliveira – Adital (486)


Comentários

Mensagens populares