Jovens católicos partilhem a alegria e a esperança por ARMANDO SOARES



Bento XVI escreveu aos jovens católicos para lhes pedir que levem a alegria, “elemento central da experiencia cristã”, a um mundo marcado pela tristeza e as inquietações.

“O verdadeiro cristão nunca está triste ou desesperado, mesmo diante das provas mais duras, e a alegria cristã não é uma fuga da realidade, mas uma força sobrenatural para enfrentar e viver as dificuldades quotidianas”, refere o Papa na mensagem para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do passado dia 1 de Abril e publicada a 27 de Março.

Os jovens precisam de sentir que “a mensagem cristã é uma mensagem de alegria e esperança”.

“O mal não tem a última palavra sobre a nossa vida”, frisa.

O Papa faz votos para que os mais novos sejam movidos por um “espírito de serviço” e não pela “busca do poder, do êxito material e do dinheiro”.

A celebração da JMJ decorre a nível diocesano no Domingo de Ramos, a próxima celebração internacional está marcada para 2013, no Rio de Janeiro, Brasil.

A este respeito, Bento XVI confessa que a “memória do encontro de Madrid, no último mês de uíss”, continua “muito presente” no seu coração.

O Papa parte da experiência destes grandes acontecimentos (mais de 2 milhões na JMJ 2011) para sublinhar que a Igreja “tem a vocação de levar a alegria ao mundo, uma alegria autêntica e duradoura”.

“Na realidade, todas as alegrias autênticas, as pequenas do dia a dia ou as grandes da vida, têm a sua origem em Deus”, refere o texto papal, admitindo que as novas gerações se questionem sobre a possibilidade de chegar a uma “alegria plena”.

Bento XVI reflecte ainda sobre a ligação entre alegria e amor, observando que “amar significa constância, fidelidade, ter fé nos compromissos

Comentários

Mensagens populares