BRASIL Como a nossa paróquia da Chapadinha, no Maranhão, viu a renúncia de Bento XVI



BRASIL   Maranhão Chapadinha - Murratas

O ministério petrino que o Papa desempenha é um serviço. O Papa recebe esse serviço por eleição directa, no conclave dos cardeais, que é convocado exactamente para a eleição do novo Papa. Bento XVI, renunciando no dia 28 de Fevereiro, a Sede do Vaticano ficará vacante ( vaga) até a eleição do próximo Papa. Assumirá a responsabilidade de governar a Igreja, interinamente, o maior dignatário (ordinariamente o mais velho!) do colégio dos cardeais que deve convocar o conclave para eleger o novo Papa. Bento XVI já não participará do conclave, nem será ele a convocá-lo.
Deveras interessante a reação na Paróquia à notícia de Bento XVI. Os telefonemas multiplicaram-se para a residência sacerdotal, dizendo que é um bom exemplo para muitos políticos que se arrastam no cargo há muito tempo,  já caindo e sem poder mais desempenhar seu cargo com dignidade.  Bento XVI reuniu um consistório de Cardeais, que são seus conselheiros, por causa de canonizações de santos que vão ser feitas e para comunicar sua decisão tomada em consciência. Disse que ultimamente tem sentido aumentar muito sua fragilidade e, devido ao tempo de rápidas mudanças e de fortes crises, acha que não tem condições para desempenhar o cargo que lhe foi confiado. Por isso, decide resignar no próximo dia 28 de Fevereiro.
Belo exemplo este de um homem sábio e santo! Não está preso a honras! Reconhece sua fragilidade e cede o lugar a quem possa, com mais capacidade, governar a Barca de Pedro. Exemplo admirável para muito homens do poder!... Há muito tempo que se vinha sentindo aumentar a fragilidade física do Santo Padre. Vi-o em Fátima, quando há dois anos visitou Portugal. Para subir qualquer pequena escada já tinha que ser ajudado. Mas é impressionante o vigor intelectual que manifesta. Seus últimos documentos são de uma profundidade enorme e leu, ainda este domingo, suas mensagens em muitas línguas e com facilidade.
Rezemospara que o Espírito Santo conduza a eleição do novo Papa. Do BLOGUE de Chapadinha 

Comentários

Mensagens populares