2013 Ano Internacional da Cooperação para o acesso à água

Logotipo


Bebendo água pura

O degelo  forma Lagos
20
Em dezembro de 2010, a Assembleia das Nações Unidas declarou o ano 2013 como o Ano Internacional das Nações Unidas para a Cooperação pela Água. Em Agosto de 2011, a UNESCO foi oficialmente nomeada pela ONU para liderar os preparativos para o Ano Internacional e o Dia Mundial da Água, em 2013.
A cooperação pela água tem múltiplas dimensões, incluindo os aspectos culturais, educacionais, científicas, religiosos, éticos, sociais, políticos, jurídicos, institucionais e económicos. Uma abordagem multidisciplinar é essencial, para entender as várias facetas implícitas. Para ser bem sucedida e duradoura, a cooperação pela água necessita de um entendimento comum do que sejam as necessidades e os desafios em torno da água.
70% da Terra é constituída por água, mas apenas pouco mais de 2% do recurso está disponível na superfície do planeta para ser usado pelo homem. Segundo a ONU – Organização das Nações Unidas -, a quantidade seria mais do que suficiente para que toda a população vivesse de forma digna se não houvesse tanto desperdício e  e poluição do recurso no mundo. Cerca de 11% da população mundial ainda não possui acesso à água potável e mais de 15% continua a viver em redes de esgoto. A declaração do Ano 2013 como Ano Internacional das Nações Unidas para a Cooperação pela Água, tem o propósito de tentar alterar esta realidade, agindo em quatro frentes:
- Conseguir um entendimento comum à volta das necessidades, dos desafios e da gestão da água, enquanto bem comum;  sensibilizar (e educar) a sociedade civil, empresas e governos para este facto; tentar melhorar os índices de acesso à água potável e ao saneamento básico no planeta: Fazer com que não exista tanto desperdício e poluição deste recurso, tão valioso, no mundo.
A ideia é promover eventos e discussões, durante estes 12 meses, que ajudem a encontrar soluções para combater, entre outros problemas graves:
- a ausência de acesso à água potável para cerca de 11% da população mundial;
- a falta de redes de esgoto para mais de 15% das pessoas que vivem no planeta e
- a morte de cerca de quatro mil crianças, por dia, por conta de doenças diarreicas causadas pela falta de acesso à água de qualidade. (in NB)

Comentários

Mensagens populares