LITURGIA - ANO C - IV TC por ARMANDO SOARES



Jesus na sinagoga
IV TEMPO COMUM
03 de fevereiro 2013

CONSAGRADOS ENVIADOS PARA ANUNCIAR O AMOR
Jesus veio com uma missão especial. Ele é o Salvador. Como Jeremias Ele foi consagrado para uma missão especial... árdua: entregar a vida por nós, por toda a humanidade. Um amor que é uma entraga total de si.
A nossa missão como cristãos é desenvolver este amor até dar a vida em troca se for preciso.

Em 2011/2012 38 missionários foram mortos por amor a Deus e ao seu povo. E... além destes agentes de pastora, em 2012: cerca de 105 mil cristãos morreram pela sua fé. Cerca de 1 em cada cinco minutos... maçonaria, indiferentismo religioso, materialismo, laicismo...

1ª leitura (Jeremias 1, 4-5, 17-19)
O Senhor disse a Jeremias: “Antes de te formar no ventre materno, Eu te escolhi;... Eu te consagrei e te constituí profeta das nações... levanta-te para ires dizer o que Eu te ordenar. Não temas... (Comigo) tu és como uma coluna de ferro... reis, chefes, sacerdotes, povo... “combaterão contra ti, mas não poderão vencer-te, porque Eu estou contigo para te salvar”.

 2ª leitura 1 Cor. 13, 4-13
Paulo incentiva os cristãos de Corinto: aspirai com ardor aos dons espirituais...a caridade está acima de todos:
“ é paciente, é benigna, não é invejosa, não é altiva, não é orgulhosa, não é inconveniente, não procura o próprio interesse, não se irrita, não guarda ressentimento, não se alegra com a injustiça, tudo desculpa, tudo suporta e alegra-se com a verdadade.
Caminhamos agora na imperfeição: na fé, esperança e na caridade; mas a “caridade é a maior de todas as virtudes”...

Muitos jovens: escolhem leitura p/ casamento;
*A caridade resume toda a mensagem de Jesus (S. João Evangelista)
*vede como eles se amam (diziam os pagãos a respeito das primeiras comunidades)

Evangelho  (Lucas 4, 21-30)
Jesus está na sinagoga de Nazaré. Lê. Comenta: “Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir.” Todos davam testemunho em seu favor...mas interrogam-se: “não é o filho de José?”. E Jesus acrescenta: “dir-me-eis “faz aqui os milagres como em Cafarnaúm.” E acrescentou ainda: “...nenhum profeta é bem recebido na sua terra...no tempo de Elias havia muitas viúvas em Israel, e o profeta foi enviado a uma viúva de Sarepta, na Babilónia.... havia muitos leprosos em Israel, e curou o sírio Naamã”.
Ao ouvirem isto: a admiração transformou-se em fúria...levantaram-se e expulsaram Jesus da cidade... e “Jesus passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho.”

Estamos num tempo em que somos chamados a dar testemunho da nossa fé (ano da fé...) de fazer renascer a fé nos que andam afastados, nos que se separaram da Igreja, nos que ainda não foram evangelizados.
A melhor maneira de evangelizar é viver na caridade, de que nos falou São Paulo na 2ª leitura e que resume toda toda a mensagem de Jesus.

Comentários

Mensagens populares