VATICANO Quaresma 2013 Em defesa da caridade por ARMANDO SOARES


Bento XV desafiou no dia 2 – Dia do Consagrado - os religiosos a guardarem momentos de “silêncio na adoração” a Deus e assim «renovar a vontade e a alegria de partilhar a vida, as escolhas, a obediência de fé, a alegria dos pobres, a radicalidade do amor».
«Não vos unais aos profetas da desgraça que proclamam o fim ou o não sentido da vida consagrada na Igreja dos nossos dias», acrescentou. Os membros das congregações religiosas fazem a profissão pública de votos de castidade, pobreza e obediência, vivem em comunidade.
E na sua mensagem para a Quaresma 2013, Bento XVI afirma que a “caridade” é uma das marcas mais importantes da fé católica e deve ser vista como mais do que “ajuda humanitária” ou “activismo moralista”.
“Por vezes tende-se a circunscrever a palavra ´caridade’ à solidariedade ou à mera ajuda humanitária”, escreve o Papa, num texto em que apela à “evangelização” como a forma de “promoção mais alta e integral da pessoa humana”.
O documento, sobre o tema ´Crer na caridade suscita caridade’: foi apresentado em conferência de imprensa.
«Se, por um lado, é redutora a posição de quem acentua de tal maneira o carácter prioritário e decisivo da fé que acabe por subestimar ou quase desprezar as obras concretas da caridade», assinala Bento XVI.
Na reflexão sobre a importância da fé e da acção em favor do outo, o Papa sublinha que os católicos têm de “saber amar a Deus e ao próximo”
“A fé precede a caridade, mas só se revela genuína se for coroada por ela”, acrescenta.
A Quaresma, que começou este ano em 13  de fevereiro, com a celebração das cinzas, é um período de preparação para a Páscoa, a maior festa do calendário litúrgico cristão, com a duração de 40 dias.
«Neste tempo da Quaresma, em que nos preparamos pra celebrar o evento o vento da Cruz e da Ressurreição, no qual o Amor de Deus redimiu o mundo e iluminou a história, desejo a todos vós que vivais este tempoi precioso reavivando a fé em Jesus Cristo, para entrar no seu próprio circuito de amor ao Pai e a cada irmão e irmã que encontramos na nossa vida”, conclui.            

Comentários

Mensagens populares