CHINA A perseguição religiosa na China


6

Planos da China de fechar todas as igrejas 'casa', diz relatório
Um relatório da ChinaAid diz que a perseguição religiosa agravou-se pelo sétimo ano consecutivo. Além disso, alega que o estado tem um plano estratégico de agressão anti-cristã.
ChinaAid, uma grande organização dos EUA que monitora a liberdade religiosa publicou o seu relatório anual sobre a situação na China, ontem. Conclui-se que a situação se agrava pelo sétimo ano consecutivo. O relatório sobre o ano que acaba de terminar baseia-se em 132 casos de perseguição, que envolveram 4.919 pessoas. O número de indivíduos julgados no Tribunal aumentou 125% em relação ao ano passado; e a taxa de perseguição, segundo ChinaAid aumentou 41, 9% em relação ao 2011.

Infelizmente, ele agora incide na chamada "casa"-igrejas, que são menos fáceis de controlar, como alvo do governo chinês. Mas há outro factor que tornou a situação ainda mais difícil e que é que o governo e o Partido Comunista tem um objetivo específico.
ChinaAid analisa seis categorias: o total de todos os valores relativos à perseguição, o número de pessoas afectadas, o número de indivíduos presos, o número de pessoas, de frases, o número de casos de violações de direitos e o número de pessoas que foram
vítimas deste abuso. O total dos valores registados para cada uma destas seis categorias aumentou de 13, 1% em relação ao 2011. A perseguição continua a agravar-se, com base numa taxa anual de crescimento de 5%, em todas as seis categorias examinadas.
De acordo com analistas da ChinaAid, a perseguição em 2012 não foi apenas uma continuação da prática, desenvolvida em 2008 e 2009, "visando a líderes de Igreja doméstica e igrejas nas áreas urbanas", ou a estratégia de 2010 de "atacar grupos de advogados cristãos dos direitos do homem e usando tácticas da máfia, tortura e abuso".

Houve uma mudança de estratégia, e a razão para isso pode ser encontrada num documento emitido pelos ministérios da segurança pública e assuntos civis. Este documento, que foi escrito pela administração do estado para assuntos religiosos, aproximadamente descreve três fases da operação. O primeiro, de janeiro a junho de 2012 previu inquéritos intensos, profundos e secretos em "igrejas" em todo o país e a criação de um conjunto de arquivos sobre estes.
A segunda fase deve durar entre dois a três anos e basear-se sobre a eliminação gradual das igrejas registadas "casas" com o objectivo de o encerramento definitivo de todos estes, ao longo de um período de dez anos. Na verdade, vários métodos de pau e da cenoura foram usados para o efeito; igrejas foram fechadas e líderes da Igreja foram enviados para campos de trabalho. Ao mesmo tempo, houve uma tentativa de convencê-los a entrar no estado e no partido comunista  e na Igreja controlada por ele, a “Patriótica”.
O relatório, no entanto, termina com uma nota um pouco otimista. O Congresso Nacional do partido comunista é suposto ter posto um fim a uma era de ideologias extremistas de esquerda. "ChinaAid é cautelosamente optimista", disse o relatório, salientando que apesar da perseguição de escalada e a agitação política de 2012 "... a Igreja é ainda firme de pé, florescendo como os cedros do Líbano e
árvores frutíferas plantada por córregos, tendo muitos frutos na hora."  Marco Tosi UCANEWS 07.02.2013 12:57

Comentários

Mensagens populares