COLÔMBIA Acordo de paz

COLÔMBIA 
Acordo de paz
 Os Bispos: “Um evento histórico, primeiro passo para construir a paz tão aguardada”
Sexta, 24 Junho 2016 politica, grupos armados, bispos

A Conferência Episcopal Colombiana reconhece o acordo definitivo de Paz entre o governo colombiano e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) como "um evento histórico para o país, que se prevê possa ser o primeiro passo para construir a paz tão aguardada pelos colombianos, com a garantia do respeito pelos direitos humanos e a promoção da justiça em todos os ângulos do país", se lê no comunicado publicado em 23 de junho, enviado a Fides. Os Bispos convidam o governo a "oferecer uma pedagogia para a paz, uma informação clara e autêntica para superar as dúvidas diante desta decisão".
"A Igreja Católica, que esteve ao lado das vítimas por todo o tempo da guerra, acompanha também este momento histórico da Colômbia, a fim de continuar a oferecer o seu serviço para que os governantes construam uma nação que respeite a democracia, a liberdade e os direitos humanos e favoreça os processos de perdão, de reconciliação e de paz", conclui o texto.
Depois de quatro anos de negociações, o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) assinaram em 23 de junho um acordo de paz que põe fim a mais de 50 anos de conflito. Estavam presentes na cerimônia em Havana o Presidente colombiano Santos, o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, os Presidentes Michelle Bachelet do Chile, Raul Castro de Cuba, Nicolas Maduro da Venezuela, e o Ministro das Relações Exteriores da Noruega, Borge Brende. Entre os pontos mais importantes desse acordo está a tabela para o definitivo cessar fogo bilateral e o abandono das armas por parte do grupo guerrilheiro, que será verificado pelas Nações Unidas (ONU) através do seu Conselho de Segurança. (CE) (Agência Fides, 24/06/2016)

Comentários

Mensagens populares