PORTUGAL MEETING Lisboa 2016 por HUGO ANES

PORTUGAL
MEETING Lisboa 2016 por HUGO ANES

O presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, abriu os trabalhos do ‘Meeting Lisboa’ 2016, que decorreram de 15 a 17 de Abril, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com elogios à ideia do encontro e ao tema «E tu, que novidade trazes?».
O Meeting Lisboa é uma iniciativa de pessoas ligadas ao movimento católico ‘Comunhão e Libertação’, para a promoção de espaços de diálogo entre pessoas de culturas, tradições e credos diferentes. Procurando na riqueza cultural e social de cada um “o terreno ideal para a construção do bem comum e da amizade entre todos”, referiram os promotores do evento.
“O presidente da República está atento a tudo aquilo que significa o apelo à compreensão dos outros, à abertura aos outros, à inclusão nos outros. Quem quer que seja portador desta mensagem, está a ajudar a construir Portugal”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa.
O tema da 4ª edição do Meeting Lisboa foi um “desafio para todos” porque no actual momento histórico, “é fácil afastar do horizonte a importância dos outros, dos que batem às portas da Europa como refugiados, daqueles que são vítimas de terrorismo, da crise económica, do pessimismo instalado”, sublinhou o comunicado de imprensa.
Subordinada ao tema “E tu, que novidade trazes?”, este encontro pretendeu "aprofundar as mais diversas vertentes da vida real" através de expressões culturais que "promovem o diálogo", como exposições, concertos, conferências e encontros, refere a comunicado da ACML - Associação Cultural Meeting Lisboa, promotora do evento.
Marcelo Rebelo de Sousa realçou a importância de se construir uma sociedade "aberta, plural, inclusiva", tendo como pano de fundo a actual crise dos refugiados.
“Somos chamados agora a acolher outros que vêm de mais longe ou de mais perto — pela sua cultura, pela sua maneira de ver a vida. Sabemos que não há dois seres humanos iguais. E a aceitação da diferença é crucial. Isso fez o nosso país, isso fez a sociedade portuguesa", precisou.
O presidente português visitou o stand da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), onde elogiou o trabalho desta instituição junto dos refugiados cristãos, que classificou como "uma missão muito actual", revela a organização de direito pontifício.

A edição 2016 do Meeting Lisboa contou com os contributos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, Aura Miguel, Joana Carneiro, Henrique Leitão, Rui Ramos e João Só, entre outros. O encerramento, no domingo, contou com a presença do historiador Rui Ramos e presidente da Fraternidade 'Comunhão e Libertação', Julian Carrón. in VM junho 2016 p. 4

Comentários

Mensagens populares