TURQUIA Terrorismo no aeroporto de Istambul: 41 mortos, 239 feridos

TURQUIA
 28.06(actualizada  em 29.06)
TURQUIA ACORDA EM CHOQUE
O terror gerou o pânico ontem no aeroporto internacional de Atatürk, em Istambul. Terror:  41 mortos, dos quais 13 estrangeiros, e 239 feridos, dos quais 130 estão ainda hospitalizados, Este é o balanço do triplo ataque suicida ocorrido pelas 22 horas locais de ontem na zona de voos internacionais.
Ataque conotado com a actuação com o Daesh. O presidente turco, Tayyp Erdogan, afirmou que este ataque deve ser o ponto de viragem no combate global contra grupos terroristas.
Foi declarado dia de luto nacional na Turquia, “sendo este o mais mortífero dos ataques perpetrados no país este ano. Dois bombistas fizeram-se explodir à entrada do aeroporto, ainda antes da passagem obrigatória pelos detectores de raio-X, enquanto um terceiro detonou a bomba num outro espaço. Houve trocas de tiros antes das explosões.
Foram suspensos os voos, mas nesta manhã de quarta, o aeroporto já funcionava quase totalmente.
Atartük é o maior aeroporto da Turquia, o terceiro mais movimentado da Europa, por onde passaram cerca de 60 milhões de passageiros em 2015.
 São 13 as vítimas de nacionalidade estrangeira: 5 da Arábia Saudita; 2  iraquianas; 1 vítima chinesa; 1 jordana; 1 do Uzbequistão; 1 iraniana e outra ucraniana.

Apesar dos três autores do atentado também terem morrido, não estão incluidos neste balanço. Das 239 pessoas feridas, 109 já tiveram alta hospitalar. (Várias) 

Comentários

Mensagens populares