SMBN Padre GUEDES regressa a Portugal por P. JOSÉ GUEDES

SMBN
Padre GUEDES regressa  a Portugal por P. JOSÉ GUEDES  













Fui a Chililabombwe dizer adeus, e as pessoas receberam-me com carinho e amizade. Estou especialmente grato ao movimento Encontro Matrimonial (Marriage Encounter), que prepararam uma ceia  com a presença de todos. Nestas ocasiões, nunca faltam as palavras de apreço e de louvor, acompanhadas da recordação de momentos passados que ficaram gravados na memória das pessoas. De tudo o que disseram, houve uma palavra repetida por vários, que me encheu o coração de alegria. Chamaram-me um construtor – a builder, não de casas, mas de pessoas. E senti-me feliz por ver tanta gente que cresceu e se tornou adulta, e por saber que Deus me deu a graça  de as acompanhar e ajudar nessa caminhada de crescimento.
A formação na fé através da catequese e do acompanhamento da juventude e das famílias foi sempre uma das minhas prioridades pastorais. Os quatro anos passados em St. Kizito foram dedicados à formação de catequistas, que são essenciais nas aldeias e nas paróquias rurais. E depois, em Sta. Doroteia, voltei ao trabalho mais especificamente pastoral. Finalmente, dediquei os últimos dois anos à preparação da Bíblia em Lunda e em Kaonde para a publicação duma edição católica da Bíblia. Foi um trabalho cansativo, principalmente a revisão da tradução dos livros deutero-canónicos em Kaonde.  No entanto, acho que esse esforço foi inteiramente missionário, na medida em que foi feito ao serviço da Palavra, ou seja ao serviço de Jesus Cristo.
No meu último dia em Solwezi, os meus membros do movimento Encontro Matrimonial juntamente com a Cúria diocesana organizaram uma ceia de despedida, em que mais uma vez pude verificar o respeito e o carinho com que sempre me trataram. Em Lusaka, durante os últimos dois dias de estadia na Zâmbia, fui acolhido pela família Lazarous e Fridswide Tute, que sempre me acolheram nas minhas passagens por Lusaka.
Amanhã deixarei a Zâmbia, chegando a Portugal no sábado de manhã.  Mas o carinho e amor do Povo Zambiano permanecerão gravados no meu coração.
Buli imwe bonse, natotela. Lesa amupâle. Obrigado a todos. Que Deus vos abençoe a todos.

Comentários

Mensagens populares