MARIA Nossa Senhora Peregrina: Acolhimento a Maria

MARIA
Nossa Senhora Peregrina: Acolhimento a Maria

Aí está um poema acabadinho mesmo agora. Hoje foi o acolhimento à imagem de Nossa Senhora Peregrina que está percorrendo as dioceses de Portugal.
Grande dom que a Igreja portuguesa nos oferece. Normalmente, vamos nós a Fátima ou a outro santuário mariano em peregrinação. Desta vez é ela que vem à nossa terra, à nossa Igreja, à nossa vigararia. Não podíamos faltar ao encontro. E ali estivemos banhados nesse mar de luz da procissão das velas. Símbolo da luz de Deus que nos chega através de Maria. Maria dá-nos Jesus e Jesus é a LUZ. Assim o afirma Ele: "EU SOU A LUZ DO MUNDO". Eu não tenho nenhuma dúvida sobre isso. Mas também celebramos Maria como Nossa Senhora de Luz. Ela que nos deu a luz, também pode iluminar-nos. E ilumina-nos. Não estaríamos ali nesta noite, se não fosse assim. As velas nas nossas mãos, são agora o símbolo de que queremos refletir no mundo a LUZ DE DEUS, a PRESENÇA LUMINOSA DE JESUS. E ajudados por Maria, a SENHORA DA LUZ vamos consegui-lo. Para mim foi uma graça poder estar ali nesta noite de luz. Seguem estes pobres versos, como eco dessa noite maravilhosa. E não podia terminar esta introdução ao poema, sem deixar de agradecer esta presença da Mãe Maria, também minha irmã na fé: OBRIGADO MÃE PORQUE VIESTE. OBRIGADO POR TERES VINDO.


NOSSA SENHORA PEREGRINA

Virgem Mãe, Virgem peregrina,
Em caminhos de Ermesinde,
Onde a tua luz nos ilumina
Irmã na fé a dizer-nos: “Vinde,
E na ternura dos meus braços
Acolherei vossas penas e cansaços!”

Vinde nesta noite santa de luz
Que brilha em vossos caminhos…
Esplendor do meu Filho Jesus,
Ontem coroado de espinhos,
Hoje, vitória de Ressurreição,
Para todos, plenitude da salvação!

Também eu venho neste rio de gente
Que enfrenta o frio para louvar a Senhora!
Tantas dificuldades, mas hoje de contente
Venho aqui nesta noite de avançada hora,
Sentir-me Igreja-comunhão com este povo
Que em ti, Maria, já vive um tempo novo!

Também tu foste a novidade de Deus,
A terra nova das antigas sementeiras…
Hoje, vela por nós, somos filhos teus,
Conheces nossos sonhos e canseiras.
Em tua ternura maternal dá-nos a mão,
Mãe de misericórdia, Virgem da Consolação!

Fica connosco e sê presença a todos nós!
Mulher, por Deus chamada ao seu plano.
Cantas o Magnificat e nele és a nossa voz
Para tornar este mundo mais humano!
Bendito seja Deus, bendito em ti, Maria…
Ainda e sempre és a Causa da nossa alegria

Teófilo
Ermesinde, 23de abril de 2016.


Comentários

Mensagens populares