SISMO Pelo menos dez feridos e edifícios danificados após sismo de 6,3 no Mar Egeu

Pelo menos dez feridos e edifícios danificados após sismo de 6,3 no Mar Egeu
12 DE JUNHO DE 2017 - 14:44
De acordo com a televisão estatal grega ERT, as vítimas foram registadas na pequena povoação de Vrisa, ilha de Lesbos, onde uma mulher ficou pre
Pelo menos dez pessoas ficaram feridas e diversos edifícios danificados na sequência do sismo com uma magnitude de 6,3 na escala de Richter que hoje atingiu o ocidente da Turquia e a ilha grega de Lesbos, com epicentro do Mar Egeu.
De acordo com a televisão estatal grega ERT, as vítimas foram registadas na pequena povoação de Vrisa, ilha de Lesbos, onde uma mulher ficou presa nos escombros de sua casa.
"Tentamos retirar uma mulher que está entre os escombros", indicou o responsável do serviço regional de bombeiros, Mario Apostolides, que também se referiu a "dezenas de casas que ruíram e a estradas bloqueadas" nesta zona, a mais afetada pelo sismo.
O Instituto norte-americano de estudo geológico (USGS) precisou que o epicentro do tremor de terra, que ocorreu às 12:28 TMG (13:28 em Lisboa), ocorreu a 11 quilómetros a sul de Plomari, cidade no sul da ilha grega de Lesbos, e a uma profundidade de 5,7 quilómetros.
Antes, o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC) havia informado que o sismo aconteceu a 10 quilómetros de profundidade.
"Diversos edifícios, antigos e novos, foram afetados. Estamos a avaliar os estragos", declarou à ERT o presidente da câmara municipal de Plomari.
O abalo foi sentido na capital da Grécia, Atenas, a cerca de 300 quilómetros, e ainda em Izmir, no oeste da Turquia, e em diversos bairros de Istambul.
Até ao momento, as autoridades turcas não se tinham referido a qualquer vítima ou a danos materiais significativos, mas foram registadas duas réplicas de magnitude 4,9, segundo a Agência de gestão das situações de emergência (Afad).
A Turquia e a Grécia estão situadas em importantes falhas sísmicas e são regularmente atingidas por tremores de terra.
Desde o início de 2017 que a costa turca do Mar Egeu tem sido abalada por diversos sismos de magnitude entre 5 e 5,5, numa região que nos últimos anos registou tremores de terra mortíferos.

Em 1999, dois violentos sismos de magnitude superior a 7,0 na escala de Richter devastaram as zonas povoadas e industrializadas do nordeste do país, incluindo a grande metrópole Istambul, com um balanço de 20.000 mortos.

Comentários

Mensagens populares