Padre José Marques Gonçalves

Padre José Marques Gonçalves


Foi no dia 28 de Novembro. Chegou, fulminante, a notícia: acaba de falecer o P. José Marques Gonçalves. Encontrado morto no quarto de banho. Ataque cardíaco. Mais um que regressou ao convívio com o PAI e todos os Seus… ao convívio dos nossos irmãos que já partiram para lá.
 P. José Marques Gonçalves nasceu na freguesia da Orca, concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco, diocese da Guarda, em 21 de Fevereiro de 1932.
Entrou para os nossos Seminários (Tomar) em 28 de Setembro de 1943. Fez o seu Probandato em 1952‑1953. Fez o seu Juramento Perpétuo em 28 de Junho de 1956. Ordenado Diácono em 09 de Setembro do mesmo ano no Seminário de Cucujães.
Ordenado sacerdote em 15 de Junho de 1957, na Orca, juntamente com PP. Manuel Marques Gonçalves  e Manuel  Ramos dos Santos.
De 1957 a 1962: Prefeito e Professor em Cernache do Bonjardim. De 1962 a 1964: Reitor e Professor no Seminário de Tomar.

Em Outubro de 1964 partiu para as Missões (diocese de Porto Amélia, hoje Pemba, Moçambique). Colocado no Seminário do Mariri, como Formador e Professor). Em 1965, Reitor do mesmo.
Em 1969 foi para a Missão do Chiúre. Pouco depois, Superior da Missão de Ocua. Depois de umas férias em Portugal, volta novamente ao Seminário do Mariri (Setembro 1973). Em 1975 volta a Ocua. Em Dezembro de 1978, residência forçada em Pemba, juntamente com todos os Missionários. Mas, em Setembro de 1979, é admitido como Professor na Escola Secundária e Comercial (Pemba). Em 25.01.1981, em férias em Portugal, é gravemente atropelado em Valadares. Ficou em Portugal, em recuperação. Em Julho de 1982 regressa a Pemba. Em Setembro de 1983 é nomeado Pároco de Ocua e encarregado das paróquias do Chiúre e Metoro, residindo na sacristia da nova igreja do Chiúre.
Em 04 de Maio de 2010 chega a Portugal, bastante debilitado. Em 30 de Setembro de 2011 é nomeado para a Região de Portugal (com residência no Seminário de Cucujães). Ultimamente residia no nosso Lar de Santa Teresinha, com problemas cardíacos, de que terá morrido no dia 28 de Novembro 2013.

P. José Marques distinguiu-se no seu apostolado missionário pelo seu grande amor àqueles com quem trabalhou: jovens, seminaristas, mães, comunidades. Foi um missionário alegre e sempre com um sorriso nos lábios. Atento aos pobres. Acarinhando e estimulando os atribulados e o mundo do sofrimento, do qual fez parte em longo tempo. Passou a maior parte da vida dele em terras de missão. Foi um dos que lutou pelas infraestruturas da então recém criada  diocese de Porto Amélia (agora Pemba), em Cabo Delgado, Moçambique.
É destes missionários arrojados, destemidos, felizes nas mãos de Deus, acolhedores, nunca maldizentes nem traidores mas dedicados à oração e ao reconhecimento das qualidades das pessoas, que precisamos.
Tenho comigo alguns testemunhos que ele me mandou de cristãos que foram autênticos mártires, que se deram pela vida das comunidades em tempos difíceis quais os da guerra e dos conflitos pós independência de que foi uma vítima, ficando como todos os outros missionários, limitados a Pemba, e tendo de abandonar as suas comunidades. Se lhe custou?! Nem duvido.

Partiu um grande amigo. Seu funeral e presença de gente de muito longe foi uma pequena amostra da amizade que era uma característica nobre que partilhava com os que o conheciam. Entrava no coração das pessoas. (In VOZ DA MISSÃO, janeiro, 2014, p.5)

Comentários

  1. Tive bons ensinamentos, ajudou me a crescer espiritualmente. O o padre que me batizou na igreja santa Isabel de chiure. Sou Aguinaldo Jacinto Namuta. Graças a esse padre eu hoje me tornei grande homem. Um home de bom, um homem que conhece o mal. Graças a ele eu sou um grande conservador. Amor ao próximo, humildade, caridade e muito mais. Descanse em paz padre.

    ResponderEliminar
  2. Tenho muitas lembranças infantis, lembro em 1995 quando frequentava escolinha da santa Cecília de Ocua. Ele junto a irmã glória, Sônia ....cantavam para nós, ensinava-nos a custurar.
    Muitas vezes íamos mas localidades distantes da missão a pé,.....etc.hoje sou o que sou graças a educação k tive por ele. Discanse padre.

    ResponderEliminar
  3. Eu sou da paróquia de Santa Cecíllia de Ocua. Tenho muitas lembranças do padre José Marques. Hoje sou o que sou graças a ele. Ouvi dos meus pais que no dia do meu baptismo o padre Marques fazia parte da visita episcopal de Dom jose de Garcia. Dizem que haviam muitos bebés. Quando chegou a minha ,sem consultar aos meus pais,
    disse ao bispo,: estee é Garcia e dom Garcia sem hesitar pegou na água benta disse: Garcia baptizo-te em nome do pai, do filho e espírito Santo. Depois da morte do meu pai sempre teve atenção especial por mim ate a minha formação superior.

    ResponderEliminar
  4. O Padre José Marques Gonçalves para mim é um santo.Ele ensinou muita a saber amar. Ele ,para missão de Ocua foi um pai. Sempre não deixou de lado o amor e paciência. A sua missão era de anunciar a boa Nova aos cristãos.Abriu horizontes aos jovens a partir da palavra de Deus.E pena os restos mortais tinham ser depositados nas terras de Ocua onde ele deu o seu sacrifício.Contudo, as suas obras estão nas nossas memórias.Paz sua alma

    ResponderEliminar
  5. Sou da paróquia de santa Cecilia de Ocua.Para mim Padre José Marques Gonçalves é santo. O meu pai foi o grupo de primeiros catequistas formado por ele. Com a sua paciência ensinou as pessoas a ter amor um a outro. Sempre nas matas procurou ensinar a palavra de Deus.Mercia que os seus mortais fossem depositados na Paróquia de Ocua.Paz sua alma.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares