Papa Francisco faz grandes mudanças no banco do Vaticano

VATICANO

Papa Francisco faz grandes mudanças no banco do Vaticano

Quatro dos cinco cardeais supervisão foram substituídos

Imagem: Religião News Service

Eric J. Lyman para Religion News Servico
·         Cidade do Vaticano -16 de janeiro de 2014
Papa Francisco na quarta-feira (15 de janeiro) tomou o seu maior passo na limpeza da casa no escândalo Vaticano Bank, substituindo a maioria dos conselheiros da instituição com caras novas.
Entre os novos nomeados: Secretário de Estado do Vaticano e o cardeal Pietro Parolin designado, o cardeal Christoph Schoenborn de Viena, o cardeal Thomas Collins de Toronto, e o diplomata veterano Cardeal Santos Abril y Castelló, um amigo próximo do pontífice; o Cardeal francês Jean-Louis Tauran é o único conselheiro cardeal que foi mantido.
Francisco essencialmente desfez um decreto emitido no ano passado por seu antecessor, o Papa Bento XVI, que confirmou o órgão de fiscalização do Banco do Vaticano por mais cinco anos, poucos dias antes de anunciar sua aposentadoria. A figura de mais alto perfil demitida na quarta-feira foi o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado de Bento XVI face a problemas administrativos do papado de Bento XVI.
Oficialmente conhecido como o Instituto para as Obras Religiosas (IOR), o Banco do Vaticano tem um papel essencial em ajudar a facilitar o papel do Vaticano no enfrentamento da pobreza no mundo. Mas também tem sido relacionado com a corrupção generalizada e lavagem de dinheiro.
Em julho passado, um padre e contador Vaticano Nunzio Scarano - apelidado de "monsenhor 500" por causa de seu gosto para as notas de 500 euros - foi preso e acusado de contrabandear quase US $ 30 milhões na Itália da Suíça. Em 2012, Ettore Gotti Tedeschi foi deposto como presidente do banco depois de ser acusado de incompetência.
Nesse mesmo ano, o banqueiro EUA JPMorgan fechou suas contas com o banco, e Deutsche Bank Italia terminou um relacionamento de 15 anos.
Desde que se tornou papa em março passado, Francisco protestou repetidamente contra a corrupção, e suas reformas no banco estão rapidamente se tornando um caso de teste para esses esforços.

(344)

Comentários

Mensagens populares