EUROPA Cardeal diz que Igreja na Europa está 'sofrendo de fadiga'

EUROPA
Cardeal diz que Igreja na Europa está 'sofrendo de fadiga'
Olhe para a África em busca de inspiração, diz o 
cardeal Ravasi
Imagem: National Catholic Reporter
Joshua J. McElwee para National Catholic Reporter 
Cidade do Vaticano  28 de abril de 2014

O Cristianismo em toda a Europa "está sofrendo de fadiga" e devem olhar para o exemplo de igrejas cristãs da África em busca de inspiração, disse um cardeal e um dos chefes de conselhos do Vaticano nesta quinta-feira.
"Nós, europeus, apresentamos  uma forma de cristianismo que, por vezes, parece estar cansado, sofrendo de fadiga", disse o cardeal Gianfranco Ravasi, chefe do Pontifício Conselho para a Cultura.
O Cristianismo africano, por outro lado, "brilha como um farol, como um exemplo para outros continentes", disse ele.
Ravasi falou quinta-feira num evento de dois dias organizado pela Conferência Episcopal pan-africana - conhecida como o Simpósio das Conferências Episcopais de Africa e Madagascar (SECAM) - em comemoração das cerimónias domingo no Vaticano em que fora,m canonizados os Papas João XXIII e João Paulo II.
O evento, realizado na Pontifícia Universidade Urbaniana, foi dedicada como   uma homenagem ao papel dos dois papas no continente Africano e um olhar em frente para o papel que a África vai jogar na igreja nos próximos anos. É intitulado "A Igreja em África: A partir do Concílio Vaticano II para o Terceiro Milênio".

Como o evento abriu quinta-feira, vários oradores foram escolhidos para  agradecer aos dois pontífices do século 20 o seu trabalho para incluir os africanos com mais destaque na igreja global e na sociedade em geral.
Um orador na conferência disse: "Estes dois papas decidiram derrubar o muro de racismo."
"Numa altura em que estávamos a ser marginalizados, quando o racismo nem sequer nos permitis produzirr ... [esses papas] foram bons", disse o padre. John Egbulefu, teólogo nigeriano na universidade.
Mencionando que João XXIII, que dirigiu a igreja 1958-1963, foi o primeiro papa a nomear um prelado Africano cardeal, Egbulefu disse: "Para admitir um homem na faculdade dos cardeais, significa dizer que ele é capaz de ser papa ."
"Isso não foi uma acção fácil de realizar", disse Egbulefu.
Da mesma forma, Egbulefu disse, João Paulo II falou na década de 1980 contra o regime do apartheid na África do Sul, mesmo recusando-se a beijar a terra do país quando o avião papal foi obrigado pelo tempo apousar lá em 1988.
Arcebispo Gabriel Mbilingi, que dirige a Arquidiocese de Lubango, em Angola e é presidente do SECAM, disse que as canonizações são um "grande evento" para a igreja.

"Se nós estamos autorizados a expressar da maneira Africana das canonizações, diríamos ... que estamos em vésperas de uma celebração de um grande evento da nossa igreja, a família de Deus, em que dois papas serão dados como modelo para a nossa vida de fé ", disse o Mbilingi.

Comentários

Mensagens populares