IGREJA Os desafios postos à Igreja e ao Papa Francisco

IGREJA
Os desafios postos à Igreja e ao papa Francisco
Elencamos aqui alguns dos desafios que
hoje são postos à Igreja e que o Papa Francisco
terá de enfrentar. Seguimos parte de artigo
do Professor Anselmo Borges.(DN)
1.Desafio essencial é a conversão de todos os seus membros ao Evangelho, começando pelos que estão mais alto: papa, bispos, cardeais, padres. Acreditar em Jesus e tentar segui-lo. E anunciar a fé viva de sempre na óptica do Professor Anselmo apresenta alguns dos muitos desafios postos à Igreja católica com o novo Papa:
linguagem do nosso tempo, articulando-a com a razão. E, contra um cristianismo reduzido a proibições, apresentá-lo como mensagem positiva.
2. Outro, é a reforma da Cúria Romana e do governo da Igreja em geral: mais simplicidade, menos títulos, mais transparência e mais democraticidade. A eleição do Papa podia ser de outra maneira mas não terá de o ser necessariamente. Será conveviente um revisão das dioceses quanto à geografia, e demográfica e etnográfica.
3. Exige-se uma gestão eficaz do Banco do Vaticano de nodo a excluir quase hipótese de lavagem de dinheiro.
4. a mão inflexível da tolerância zero no que se refere à pedofilia.
5  O Papa é uma figura de influência mundial e, uma vez que, por razões que a História explica, a Santa Sé e o Vaticano existem, exige-se que estejam, através das suas redes diplomáticas, ao serviço da paz, dos direitos humanos e do diálogo entre as nações.. Daí um Chefe de Estado, cargo exercido pelo Secretário de Estado do Vaticano.
6. Sem se negar, a Igreja tem de modernizar-se e, tem de estar aberta ao pluralismo. As dimensões deste pluralismo dependerão dos problemas posto e da sua acuidade ou não na devida altura.
7. A continuação do diálogo ecuménico intracristão e inter-religioso e intercultural é um desafio irrenunciável, bem como o contributo para o debate nas questões de bioética.

8. A Igreja de Cristo tem de estar ao lado dos problemas dos homens e das mulheres, a começar pelos mais fragilizados. Por isso, espera-se dela pronunciamentos sem tibieza sobre a justiça social.

Comentários

Mensagens populares