POR TERRAS DO GERÊS a vezeira 2014

POR TERRAS DO GERÊS  a vezeira 2014 











No dia 11, domingo, repetiu-se a tradição da vezeira, desfile conduzindo o gado bovino à serra do Gerês, onde pastará até ao próximo mês de Setembro, em pastos mais frescos e verdejantes, pela mão dos pastores que se juntam em comunidade, revezando-se à vez, na árdua tarefa de conduzir os animais pelas brandas, com diferentes altitudes, nos vários currais. É a vezeira, uma tradição ancestral que volta a repetir-se em prol da preservação dos usos e costumes mais antigos dos geresianos. A vezeira é uma tradição, já centenária, que remonta a 1802 e que surgiu como forma de inter-ajuda entre pastores.
Os criadores de gado bovino de Vilar da Veiga e de Rio Caldo, concelho de Terras de Bouro, voltaram a repetir a tradição.
Habitantes, visitantes e turistas em uso da termas, juntaram-se na avenida termal para ver passar o cortejo dos criadores e pastores conduzindo os seus rebanhos à serra.
No sábado à noite houve oportunidade para degusta a culinária regional, na vila do Gerês, com acompanhamento de concertinas e música ao vivo.

Esta tradição manifesta a solidariedade e inter-ajuda entra os pastores e o seu sentido comunitário e é ocasião para convívio de todos os que participam, valores que devem ser desenvolvidos e apreciados em tempos de solidão. Armando Soares

Comentários

Mensagens populares