VATICANO USA a vitalidade carismática da vida religiosa só pode florescer dentro da fé eclecial da Igreja, disseo cardeal G Mueller

USA a vitalidade carismática da vida religiosa só pode florescer dentro da fé eclecial da Igreja, disseo cardeal G Mueller
Reprimenda contundente de Mueller "muito importante se vestir com linguagem rebuscada '

Cardeal Gerhard Mueller (segundo da esquerda). 
Imagem: AFP Photo / Gabriel Bouys
David Gibson para Religion News Service
Cidade do Vaticano 06 de maio de 2014

Freiras católicas nos EUA foram manuseando seu nariz em exigências de Roma para seguir a linha doutrinária e elas precisam obedecer ou enfrentar sérias conseqüências, impulsionador da ortodoxia do Vaticano disse numa conversa surpreendentemente difícil para as mulheres que representam a maioria das irmãs americanas.
"A Santa Sé acredita que a vitalidade carismática da vida religiosa só pode florescer dentro da fé eclesial da Igreja", o cardeal Gerhard Mueller, chefe da Congregação do Vaticano para a Doutrina da Fé, disse quatro membros da Leadership Conference of Women Religious .
Mueller disse que a LCWR - que representa cerca de 80 por cento das mais de 50 mil freiras católicas nos EUA - é dependente do Vaticano para os seus bona fides como um corpo da igreja. Ele indicou que o status do grupo e da fé católica das irmãs, estava em risco, se não prestssemr atenção às directivas de Roma.
"Status canónico e visão eclesial andam de mãos dadas, e nesta fase ... estamos à procura de uma expressão mais clara dessa visão eclesial e de sinais mais substantivos de colaboração", disse Mueller.
Palestra de Mueller foi de 30 de abril, aparentemente, na abertura das negociações com os quatro líderes da LCWR; que foi publicado pelo Vaticano nesta segunda-feira (5 de maio).
O cardeal duas vezes reconheceu que sua conversa era "sem corte", e de facto seus comentários foram os mais difíceis desde a aquisição do Vaticano de LCWR, foi anunciado em 2012. "O que eu devo dizer que é muito importante se vestir com linguagem rebuscada", disse ele num ponto.
Enquanto seus comentários pareciam reverter as expectativas de que a crise estava a caminho em direcção a uma resolução, os líderes da LCWR que se reuniram com Mueller apareceram para minimizar o impacto das críticas do cardeal.
"Tal como articulado na declaração do cardeal, estas observações foram feitas para definir um contexto para a discussão que se seguiu", disse às irmãs segunda-feira em Roma, onde eles estão mantendo conversações com as autoridades do Vaticano.
"A interacção real com o cardeal Mueller e sua equipe foi uma experiência de diálogo que foi respeitoso e envolvente", acrescentaram. Os líderes da LCWR - irmãs Carol Zinn, Florence Diácono, Sharon Holland e Janet Mock - recusaram todos os pedidos de entrevista.
Quando a censura do Vaticano foi anunciada, Roma e bispos norte-americanos tiveram muito apoio dos católicos e do público em geral, que abraçou as freiras e se irritou com a aquisição.
Roma justificou a medida como necessária para garantir a ortodoxia do grupo. O Vaticano acusou as irmãs de serem muito focadas no trabalho da justiça social, e disse que elas não promovem suficientemente a ortodoxia da igreja, especialmente em questões como o casamento gay e o aborto.
O Vaticano nomeou três bispos dos EUA, liderados pelo arcebispo Peter Sartain Seattle, para terem a palavra final em alto-falantes na reunião anual da LCWR e aprovação sobre outros assuntos.
Como alguns bispos americanos trabalharam nos bastidores para aliviar as tensões com as irmãs, a eleição do Papa Francisco no ano passado também parecia sinalizar uma distensão. Como jesuíta, Francisco é um membro de uma ordem religiosa e muitas vezes expressa solidariedade com outras ordens religiosas de homens e mulheres.
Em junho passado, ele disse a um grupo de padres e irmãs da América Latina não se preocupar muito se eles recebem uma carta crítica do escritório de Mueller, mas para lidar com isso e seguir em frente. O papa também manteve funcionários de congregações do Vaticano que são vistos como mais simpáticos à LCWR.
Mas Francisco também manteve em Mueller, que foi nomeado pelo Papa Bento XVI logo que a acção contra a LCWR foi revelada. O cardeal disse às freiras que estava particularmente preocupado por dois acontecimentos:
Um deles foi o foco contínuo da LCWR num tópico chamado "evolução consciente", que foi tema da conferência anual da LCWR há dois anos. Em Roma, ele é visto como um Novo conceito de sonoridade nebulosa de desenvolvimento espiritual que os críticos dizem que é “uma espécie” de doutrina cristã tradicional.
"As teses fundamentais da evolução consciente são contra a Revelação cristã e, quando tomadas irreflectidamente, levam quase necessariamente a erros fundamentais", disse Mueller, advertindo que as freiras americanas estavam desviando os fundamentos da fé e da própria Igreja Católica.
Um segundo ponto de discórdia, disse Mueller, é que a LCWR está honrando um teólogo católico proeminente, Irmã Elizabeth Johnson, da Universidade de Fordham, na conferência deste ano, em agosto, apesar do facto de que um dos livros recentes de Johnson foi desafiado pelos bispos dos Estados Unidos como afastando-se da doutrina aceite.
Johnson rejeitou vigorosamente essas acusações - e foi apoiada por uma ampla faixa de a aliança teológica católica - como ela procurou envolver os bispos das discussões. Mas a abertura foi rejeitada.
A escolha de honrar "Johnson sem a aprovação do Sartain, Mueller disse: "vai ser visto como uma provocação bastante aberta contra a Santa Sé. ... Não só isso, mas afasta ainda mais a LCWR dos bispos também

Comentários

Mensagens populares