CHINA Tristeza pela morte do bispo SHI durante anos detido em lugar secreto.

CHINA
Tristeza pela morte do bispo SHI durante anos detido em lugar secreto.

Campos de concentração estão espalhados pelo paIIS
Cosma Shi Enxiang, um bispo que não era visto desde sua prisão há 14 anos, em Pequim, morreu com a idade de 94 anos, no fim de semana. "Fomos informados pelos funcionários do governo da cidade, mas não disseram exactamente quando ele morreu ou a causa de sua morte. Estamos agora esperando que nos seja  dado o seu corpo ou suas cinzas para ser enterrado em sua cidade natal, Shizhuang. (...) Meus pais e irmãos do bispo estão particularmente tristes. Por muitos anos, em vão, tentaram descobrir onde ele estava. Agora, como a resposta às suas perguntas, eles souberam que morreu ", disse à UCA News Shi Chunyan, seu bisneto. Ainda não está claro se as autoridades vão devolver o corpo do prelado falecido à sua família.

Quando a notícia da morte do Bispo Shi se espalhou, os católicos em toda a China expressaram sua tristeza em mídia social. Em posts sobre Weibo, o "equivalente chinês do Twitter, muitos escreveram para se sentir orgulhosos de ter outro" mártir da Igreja. "
Com a morte do Bispo Shi, o único bispo que ainda permanece em detenção secreta é monsenhor James Su Zhimin, bispo de Baoding, preso em outubro de 1997. Na semana passada, quatro de seus parentes, foram detidos por três dias em Baoding, de acordo com fontes da comunidade cristã local.

Mgr Cosma Shi, nascido em 1921, foi ordenado sacerdote em 1947. Sua primeira prisão foi realizada em 1954 e continuou a sofrer longos períodos de prisão entre 1957 e 1980. A maior parte desse tempo foi condenado a trabalhos forçados, pela primeira vez em num campo de trabalho na província de Heilongjiang e, em seguida, em minas de carvão na província de Shanxi. MISNA

Comentários

Mensagens populares