NIGÉRIA BOKO HARAM soldados africanos para encerrar fronteiras

NIGÉRIA
BOKO HARAM soldados africanos para encerrar fronteiras


16 De Fevereiro De 2015 - 24:11 NIGÉRIA

"A implantação de milhares de tropas na fronteira pode comprometer a tática da Boko Haram, baseada em ataques rápidos e retrocessos em bases outro lado da fronteira": dizem fontes Misna no nordeste da Nigéria.
Seu argumento é que, "apesar de dois anos de estado de emergência na região não são suficientes para reduzir a capacidade ofensiva do Boko Haram, uma intervenção conjunta no Chade, Camarões e Níger, em apoio do exército de Abuja poderia mudar as coisas."
Este mês, a União Africana autorizou o envio de uma força regional composta por 7.500 soldados. A prioridade, diz a MISNA, é minar um sistema de fontes, bases e oportunidades de recrutamento, que há anos tem usado a porosidade das fronteiras na bacia do Lago Chade.
Na semana passada houve incursões de Boko Haram no Chade, na aldeia de Ngouboua, e no Níger, no Diffa. Entre sábado e domingo, dezenas de supostos partidários do Boko Haram foram detidos na cidade de Zinder e, em seguida, entregues à "célula anti-terrorista" de Niamey. Assim como no nordeste da Nigéria, foram registados novos ataques e bombardeios.
A ofensiva mais significativa teve como alvo Gombe, capital do estado do mesmo nome. Os islamitas foram rejeitados, mas na cidade, o que confirma que os riscos são difíceis de ultrapassar, é que um toque de recolher permanece em vigor 24 horas sobre 24. O ataque mais grave ocorreu em Damaturu é, ao invés, no estado de Yobe.  Numa estação de ônibus repleta uma explosão causada por uma rapariga de 16 anos vestindo um cinto de explosivos matou pelo menos sete pessoas e deixou trinta feridos.  MISNA


Comentários

Mensagens populares