VATICANO UKRÂNIA Papa pede fim da guerra «fratricida»

VATICANO
UKRÂNIA   Papa pede fim da guerra «fratricida»
 

Francisco lamenta violência «horrível» e «escândalo» de um conflito entre cristãos








Cidade do Vaticano, 04 fev 2015 (Ecclesia) - O Papa Francisco reforçou hoje no Vaticano os seus apelos pelo fim da “violência fratricida” na Ucrânia, considerando um “escândalo” que exista uma guerra entre cristãos.
“Quando ouço as palavras ‘vitória’ ou ‘derrota’ sinto uma grande dor, uma grande tristeza no coração. Não são palavras corretas, a única palavra adequada é ‘paz’, esta é a única palavra certa”, declarou, perante milhares de pessoas reunidas na sala Paulo VI, para a audiência pública semanal.
O leste da Ucrânia tem sido palco dos piores combates entre forças governamentais e separatistas pró-russos desde a assinatura de um cessar-fogo, há cinco meses.
“Mais uma vez, o meu pensamento vai para o amado povo ucraniano. Infelizmente, a situação está a piorar e agrava-se o confronto entre as partes”, alertou o Papa.
“Renovo o urgente apelo para que se façam todos os esforços - também a nível internacional - para retomar o diálogo, único caminho possível para trazer de volta a paz e a concórdia nesta terra martirizada”, prosseguiu.
Segundo as Nações Unidas, mais de 5300 pessoas morreram por causa do conflito no leste ucraniano.
“Penso em vós, irmãos e irmãs ucranianas. Reparai: esta é uma guerra entre cristãos, todos vós tendes o mesmo Batismo, estais a lutar entre cristãos. Pensai nisso, neste escândalo”, apelou Francisco.
O Papa pediu orações pelas vítimas, “entre os quais muitíssimos civis”, e pelas suas famílias.
“Rezemos todos, porque a oração é o nosso protesto diante de Deus, em tempo de guerra”, concluiu.
OC

Comentários

Mensagens populares