IRAQUE ESTADO ISLÂMICO resolução da ONU anti-financiamento

IRAQUE
ESTADO ISLÂMICO  resolução da ONU anti-financiamento

13 De Fevereiro, 2015 - 14:14 IRAQUE

Os lutadores do avanço auto-proclamado Estado Islâmico (Is), na província de Anbar do Iraque: aqui ocuparam Al-Baghdadi, uma cidade não muito longe de uma grande base militar, o de Ain al-Asad. As tácticas usadas, dizem alguns especialistas, é típico deste grupo extremista: ocupar a cidade de uma área antes de dar o assalto às instalações militares, que são o alvo.
Na base aérea de Ain al-Asad são soldados treinados do exército iraquiano: há também 320 Marines do Exército dos EUA. O site foi atacado por um grupo de combatentes da Is, mas o assalto foi demitido.
Enquanto isso, para evitar que grupos jihadistas, como Is (assim como a Frente de front-Nusra, que opera na Síria) para se financiar, o Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade uma resolução que congela a riqueza atribuível a essas siglas. O texto refere-se ao Capítulo 7 da Carta da ONU, os países ou entidades que violem poderia, em teoria, ser objecto de sanções.
Bem como através da venda de contrabando de petróleo, tem notado nos últimos meses vários especialistas, grupos extremistas na região são financiados, bem como o contrabando de petróleo, com o comércio de artefactos e seqüestros com resgate. MISNA


Comentários

Mensagens populares