NIGÉRIA CRISTÃOS um genocídio monstruoso por Armando Soares

NIGÉRIA
CRISTÃOS um genocídio monstruoso por Armando Soares 

Armando Soares, Padre e Jornalista
No dia 16 outubro 2014 o missionário Padre Juan Carlos, escreveu: “cristãos queimados vivos na Nigéria: a indiferença internacional perante um holocausto monstruoso”. O missionário denunciou o silêncio da opinião pública internacional perante factos que fazem lembrar os episódios mais hediondos de campos de exterminação nazis.
Os cristãos na Nigéria sofrem há mais de 10 anos a perseguição. As inúmeras fotos que documentam a violação aterradora dos direitos humanos são excluídas das publicações como “pornográficas”, “violentas” ou “inadequadas”.
Esta exclusão dos meios de comunicação comunicação social é classificada pelo missionário como um atentado à liberdade de expressão e um insulto descarado às 500 vítimas de um episódio brutal (na altura, era o mais recente) das vítimas massacradas pelo terror islâmico simplesmente por serem cristãos. E os massacres continuam porque os meios de comunicação escondem a verdade promovendo a indiferença da comunidade internacional perante este holocausto monstruoso. Uma espécie de covardia do mundo ocidental contra o terrorismo islâmico. E pergunta: “Que aconteceria se fosse um massacre de muçulmanos perpetrado por cristãos numa mesquita”?
Ontem finalmente, o ocidente terá aberto os olhos e cerca de 4 milhões de pessoas de todos os credos e classes sociais e governantes se reuniram em marcha silenciosa em Paris manifestando a determinação de lutar contra o terrorismo após o massacre de cartoonistas do jornal “Charlie Hebdo”. Um massacre organizado, planificado, por jidaístas fortemente armados. O ocidente terá mesmo acordado? E prometeram tomar medidas. Ninguém está seguro perante as muitas ameaças.

E os jornais da semana passada, (escrevo em 12 janeiro 2015) trazem as últimas notícias da Nigéria, uma das quais, porventura a mais horrorosa depois do 11 de Setembro: o grupo “Boko Haram” acaba de efectuar o mais sangrento massacre da sua campanha. Matou cerca de 2.000 pessoas na tomada da cidade de Baga, no nordeste da Nigéria. A cidade, com cerca de dez mil habitantes caiu nas mãos dos radicais do Boko Haram depois de combater as forças militares que defendiam Baga. Além deste ataque houve outros em várias aldeias e na cidade de Maiduguri, com duas crianças bombistas suicidas que fizeram alguns mortos num mercado.
Baga já não existe: foi saqueada, incendiada, destruída, “corpos espalhados pelas ruas a apodrecer” e os habitantes em fuga perseguidos de motorizada e mortos a tiro. “Muitos corpos mortos no chão”, “cidade toda em chamas”, “mulheres e crianças a gritar por ajuda” e “a matança indiscriminada”, referem os que escaparam. Milhares de fugitivos a morrer de fome, frio e malária.
“Com a conquista de Baga, o Boko Haram, controla um lugar estratégico da fronteira da Nigéria com o Chade, o Níger e os Camarões, para expandir o seu califado islâmico no Nordeste da Nigéria.
A Maiduguri, capital do estado de Borno, terão chegado milhares de fugitivos.
Olhando para trás nestes 10 anos têm sido muito frequentes os episódios sangrentos contra cristãos: pessoas mortas devido à sua etnia ou religião. Desde 2010 mais de 3 mil vítimas  nos estados de Plateau e Kaduna. Em Março 2010 foram mortos 526 cristãos após serem retalhados e queimados.

A Boko Haram (=  a educação ocidental é pecado) é um movimento formado em 2002 e que tem a sua inspiração nos Talibãs do Afeganistão. Têm cometido muitos assassinatos de cristãos e incendiado aldeias e igrejas semeando o terror. O objectivo de Abubakar Shekau, actual líder do movimento, é exterminar todos os cristãos da Nigéria.

O presidente nigeriano Goodluck Jonathan, que se prepara para eleições, em 14 Fevereiro, tem sido alvo de duras críticas por não estar a fazer o suficiente para pôr termo ao avanço dos jidaístas do Boko Haram… Que resposta dará o mundo civilizado ao terrorismo na Nigéria?     in BOA NOVA fev.2015

Comentários

Mensagens populares